Prof. Carlos Cavalheiro participa de aula inaugural de Cursinho Pré-Vestibular

29/03/2022 11:34

No último dia 26 de março, a Rede Emancipa ‘Salvadora Lopes’ realizou a sua aula inaugural, na sede da Maloca Centro Cultural, um espaço de criação, pesquisa e desenvolvimento de projetos

 A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular que luta pela democratização do acesso à Universidade e por uma educação de qualidade, crítica e gratuita. Nossa luta também é contra as desigualdades econômicas, o racismo, o machismo, a LGBTQIA+fobia, em defesa do meio ambiente e da saúde pública. Em Sorocaba, desde 2014, a Rede Emancipa atua promovendo cursinhos pré-vestibulares populares. Nessa cidade, o cursinho recebe o nome de “Salvadora Lopes”, militante operária e comunista, primeira mulher a ser eleita vereadora em Sorocaba no ano de 1947.

No último dia 26 de março, a Rede Emancipa ‘Salvadora Lopes’ realizou a sua aula inaugural, realizada na sede da Maloca Centro Cultural, um espaço de criação, pesquisa e desenvolvimento de projetos. Na oportunidade, apresentaram-se os organizadores da Rede Emancipa, professores, representantes da Maloca e apresentações artísticas com o Beco das Mina.

Na oportunidade, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro discorreu sobre a vida de Salvadora Lopes Peres. Cavalheiro é autor do livro ‘Salvadora!’, publicado em 2001, e que é a biografia de Salvadora Lopes Peres.

Durante a sua fala, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro recordou fatos da vida de Salvadora e salientou que ela sempre manteve a crença de que a Educação é uma das maneiras de se transcender à injustiça social. “Portanto, vocês, com o objetivo de darem continuidade aos seus estudos, estão mantendo vivo o ideal de Salvadora Lopes”, concluiu o professor e historiador.

Carlos Cavalheiro

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz.

É escritor, historiador e pesquisador de cultura popular, tendo publicado 30 títulos. É colaborador dos jornais ROL, da Tribuna das Monções e do Portal Marimba Selutu (Angola).

É acadêmico correspondente da FEBACLA e sócio efetivo da Academia Independente de Letras.

Os interessados em participar da Rede Emancipa poderão fazer o contato pelo e-mail: redeemancipa.sorocaba2020@gmail.com ou pelo celular: (15) 99767-1046.

 

 

 

 

 

Tags: