O Filme que marcou uma era em Manhuaçu

07/06/2021 14:43

“… o cineasta Téo Nazaré pesquisou produções bíblicas, que tem como marco a temática dos ‘Dez Mandamentos’ e ‘José do Egito’, na qual se baseou toda a sua pesquisa desde 2008.”

O Filme que marcou uma era em Manhuaçu – Filme Sonhos Reais de Teógenes Nazaré

Como Colunista da Coluna Resenha Cultural do Portal Zona da Mata News, tive a grande satisfação de fazer essa matéria com um dos grandes ícones das artes cinematográficas da nossa região do Leste de Minas Gerais concedida pelo músico, repórter, radialista e cineasta, Teógenes Nazaré natural de Manhumirim e radicado em Manhuaçu.

Quando o cinegrafista Téo me apresentou seu projeto há mais de 15 anos atrás, manifestei imediatamente o apoio da minha família ao projeto e nos disponibilizamos para ser atores voluntários do Filme que ele estava produzindo com somente uma câmera VHS.

O cinegrafista arriscou fazer um filme sem orçamento, utilizando material reciclado, produzindo seus próprios cenários e maquetes, figurinos e trilha sonora original. A ideia para o filme surgiu quando Téo comprou sua câmera Panasonic VHS. De porte do equipamento, começou a visitar as famílias dos municípios de Manhumirim e Manhuaçu através de seu Programa de TV denominado “Mão Amiga” da extinta TV Catuaí (TV local de Manhuaçu) e as instituições de caridade da região, mostrando a realidade das pessoas mais carentes mobilizando através de suas matérias, toda a comunidade urbana e rural para a ajudar. O filme “Sonhos Reais” nasceu da necessidade de ajudar as famílias carentes mostrando a sua realidade através de um filme que fala sobre um sonho de um menino de rua. Então o nosso cinegrafista e agora produtor, utilizando apenas uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e sem dinheiro, com a participação de mais de 500 moradores dos municípios adjacentes, atores voluntários profissionais, amadores e figurantes da cidade e região, começou em 2002 a programar uma grande obra artesanal da história do cinema nacional.

Mediante aos desafios enfrentados, para traçar o roteiro do filme, o cineasta Téo Nazaré pesquisou produções bíblicas, que tem como marco a temática dos “Dez Mandamentos” e “José do Egito”, na qual se baseou toda a sua pesquisa desde 2008. Outras fontes de pesquisas foram as edições de revistas sobre o tema para se chegar ao roteiro final. O cineasta comenta que o importante o apoio da minha família, amigos, e principalmente a força de Deus’, foram os principais alicerces para vencer todos os obstáculos e adversidades. Portanto, assim nasceu o filme ‘Sonhos Reais’, um projeto ambicioso, todo estruturado para ter em seu elenco atores e atrizes amadores e figurantes da sociedade mineira da região da Zona da Mata e Leste de Minas.

A produção cinematográfica do filme “Sonhos Reais” teve o lançamento da sua 1ª exibição histórica no dia 15 de dezembro de 2018, no Centro Cultural João Bracks em Manhuaçu. Foi um sucesso levando o público às lágrimas! Como a produção ficou longa, com cerca de 2 horas e 32 minutos, para facilitar e disponibilizar o filme para que mais pessoas possam assistir nos dias de hoje em tempos de pandemia, ele foi reeditado em formato de minissérie que tem cinco capítulos que estará também disponibilizado os seus links do canal de You Tube na Galeria de Vídeos do Portal Zona da Mata News.

Parabéns ao Cineasta e a todos os envolvidos diretamente e indiretamente para que essa obra histórica fosse produzida! Tive o maior orgulho do mundo de ter participado desse projeto do Cineasta, Diretor e Produtor Teógenes Nazaré!

Por Fabrício Santos – Ator Voluntário do Filme Sonhos Reais de Teógenes Nazaré.

 https://www.youtube.com/watch?v=0_dWqbQ7l4Y&t=2s

Comendador Fabrício Santos

Matéria enviada pelo Correspondente Comendador Fabrício Santos, de Manhuaçu/MG, e publicada originariamente na coluna Resenha Cultural do Portal Zona da Mata News, em 20/05/2021

Tags: