Neusa Bernado Coelho: ‘ Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Sede Baixada do Maciambu – Palhoça’

18/07/2021 12:12

Neusa Bernado Coelho

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Sede Baixada do Maciambu – Palhoça

Palhoça é um município privilegiado por suas belezas naturais. Recebe grande quantidade de turistas que, em sua maioria, tornam-se amantes desse tesouro verde. Quase 70% da superfície territorial do município é composta pela Mata Atlântica, protegida pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, cujo nome origina-se de um dos cumes em formato tabular.

Teve origem pelo Decreto n° 1.260/75, possui área de 84.130 hectares, correspondente a 1% da área total do Estado SC. Tem como principal objetivo proteger a rica biodiversidade, as águas das superficiais e subterrâneas, haja vista que abriga um dos mais importantes complexos de águas termais do mundo. Seus mananciais são responsáveis pelo abastecimento das cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Fonte: Plano de Manejo –IMA.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro está presente em nove municípios, entre eles: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes. Engloba também as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade, do Coral, Fortaleza/Araçatuba, Papagaio, as Três Irmãs, Moleques do Sul e a ponta sul da Ilha de Santa Catarina.

Cinco serras encontram-se dentro dos limites do Parque, tendo o ponto culminante o Morro do Cambirela, com seus 1043m de altura. Do topo é possível avistar a exuberante paisagem do litoral e as cidades localizadas no entorno, compondo um dos cartões postais de Palhoça. Nesse ecossistema rico e diversificado, encontram-se banhados, lagoas, restingas e manguezais, compreendendo as praias da Pinheira, Sonho, Papagaio, Guarda do Embaú, e as comunidades de Morretes, Passagem do Maciambu, Sertão do Campo, Três Barras e Albardão.

A paisagem e a biodiversidade da Mata Atlântica são reconhecidas pela UNESCO como Zona de Núcleo da Reserva da Biosfera. No Brasil, é a segunda maior floresta em extensão, constituída de planaltos e serras. As características do solo, relevo e vegetação atuam como um importante regulador climático. A sede do Parque da Serra do Tabuleiro está localizada na Baixada do Maciambu, a 35km do centro de Palhoça e a 50km de Florianópolis. Administrado pela FATMA (Fund.Meio Ambiente), recebe milhares de visitantes por ano. No percurso da trilha interpretativa da restinga observa-se animais da região e exuberante vegetação nativa. O horário de funcionamento do Centro de Visitantes é das 9:00h/16:00h/quarta/domingo.

 

Fontes:

http://www.fatma.gov.br

http://sol.sc.gov.br/

http://www.ima.sc.gov.br/index.php/ecosistemas/unidades-de-conservacao/parque-estadual-da-serra-do-tabuleiro

 

Neusa Bernado Coelho

farmaciadobetinho@yahoo.com.br

 

Tags: