Museu de Arte Contemporânea recebe a exposição fotográfica “Sorocaba, onde o Brasil Descobriu o Interior”

20/12/2017 13:39

As peças do acervo que ilustraram o livro patrocinado pela Sorocaba Refrescos estão em exibição no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba até 26 de janeiro

 

A exposição fotográfica “Sorocaba, onde o Brasil Descobriu o Interior” segue em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) até 26 de janeiro.

Com 20 imagens do acervo municipal e 20 fotos contemporâneas, a exposição destaca a história de Sorocaba desde a sua fundação até os dias de hoje. As fotos fazem parte do livro de arte apoiado pela Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (ProAC – ICMS), que leva o mesmo nome da exposição.

Para a presidente do MACS, Cristina Delanhesi, é uma alegria e uma honra receber esta exposição. “Há um interesse enorme do público em conhecer este trabalho, pois mescla fotos antigas e atuais da cidade. Além desses registros fotográficos, o próprio livro é uma importante homenagem à cidade de Sorocaba, afinal, valoriza o povo sorocabano através de sua linda história”, ressalta.

Lançado no dia 17 de agosto deste ano pela editora Origem, o livro de arte “Sorocaba, onde o Brasil Descobriu o Interior” conta com 200 páginas e mescla fotos de Valdemir Cunha e textos de Xavier Bartaburu.

De acordo com o diretor presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, o projeto nasceu do anseio da empresa de poder entregar à cidade um livro de arte com produção gráfica diferenciada e fotos históricas jamais publicadas.

“Esta obra é uma referência histórica para estudantes e estudiosos da cidade. Por esta razão, o livro foi distribuído para todas as bibliotecas e escolas públicas da cidade, além de entidades que disseminam a cultura sorocabana”, explica Biagi.

Além disso, após a exibição no MACS, a exposição fotográfica será levada à Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Biagi conta ainda que a empresa busca sempre apoiar projetos culturais, como o Cine Boa Praça, que realiza exibições de filmes nacionais e estrangeiros em locais públicos e afastados do centro das cidades, além da tradicional Caravana de Natal Coca-Cola, que leva a magia das comemorações natalinas para a região.

Sobre o MACS

O MACS é um museu privado gerido por pessoas da sociedade civil, entre eles empresários, artistas, educadores, intelectuais e produtores culturais.

É uma entidade cultural artística e educativa, com espaço dinâmico, plural e democrático, que busca o constante diálogo com a sociedade.

O MACS é uma instituição cultural de excelência, sendo referência nacional e internacional em arte contemporânea brasileira. Neste ano, foi um dos únicos museus fora das capitais a receber a Bienalsur (Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul), que envolveu 29 cidades, em 16 países, com 250 artistas.

Com um acervo de valor inestimável, composto por 520 obras, entre telas, gravuras, esculturas, desenhos, instalações e videoinstalações, o MACS tem forte apelo educativo e cultural.

A descentralização da cultura é uma das importantes características deste museu. O Prof. Dr. Fábio Magalhães é o museólogo e diretor artístico do MACS.

Outras informações pelo site www.macs.org.br.

Serviço:

O que: Exposição fotográfica “Sorocaba, onde o Brasil Descobriu o Interior”

Quando: até 26 janeiro de 2018

Horário: Terça a sexta das 10h às 17h

Local: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280

Informações: (15) 3233-1692 ou pelo e-mail macs@macs.org.br

Ficha Técnica do Livro

Português/Inglês

200 páginas

Formato: 23cm x 31cm

Edição de 2017

 Onde comprar o livro: nas principais livrarias de todo o país ou diretamente na loja virtual da Editora –www.editoraorigem.com.br

 

Assessoria de Imprensa da Sorocaba Refrescos:

Vergili Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva – carla@vergilipressoffice.com.br

(15) 99760-4004 / (15) 3033-1404

 

Assessoria de Imprensa do MACS:

Q Notícia Comunicação
Fernanda Burattini – fernanda@qnoticia.com.br

(15) 3326-2226 / (15) 98119-1331

Pedro Magalhães – pedro@qnoticia.com.br

(15) 3326-2226 / 15) 3326-2224

Tags: