Memória afro-brasileira e desenvolvimento de roteiro são destaques dos cursos da Rede de Museus-Casas Literários a partir de maio

04/05/2021 15:57

Foto em P&B – Acervo CCSP; À direita, o frame do filme O Leopardo (1963)

Conteúdos das aulas ficam disponíveis por um mês na plataforma Hotmart e podem ser acessados de acordo com a rotina dos participantes

A Casa das Rosas e a Casa Mário de Andrade, que integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis -, abordam diversas temáticas em cursos disponíveis pela plataforma Hotmart, em maio e junho. Cultura afro-brasileira, gastronomia e roteiro serão as próximas áreas estudadas, com docentes especialistas: Alexandre Araujo Bispo, Isabella Callia e Marcelo Montenegro. As inscrições estão abertas. Saiba mais detalhes sobre as aulas e como participar.

Disponibilizados pela plataforma Hotmart, os cursos podem ser acessados mediante uma taxa única de inscrição, cujo valor varia de R﹩ 50,00 a R﹩ 70,00. O objetivo é colaborar na formação de pessoas de qualquer lugar do Brasil que desejam introduzir-se em alguns assuntos ou complementar seu conhecimento sobre temas presentes na programação da Rede de Museus. Vale lembrar que nesta modalidade, as aulas ficam disponíveis durante um mês, para que o(a) aluno(a) possa assisti-las no horário ou dia da semana que se adequarem melhor a sua rotina.

O museu Casa Mário de Andrade oferece o curso Missão de Pesquisas Folclóricas: memória e cultura afro-brasileira no período de 16 de junho a 16 de julho, com as inscrições abertas até o dia 15 de junho – clique aqui. A taxa de inscrição é de R﹩ 70,00. O antropólogo e produtor cultural Alexandre Araujo Bispo estará à frente das aulas, que apresentarão um paralelo entre a atual cultura material afro-brasileira e a que foi objeto da Missão organizada por Mário de Andrade pelas regiões Norte e Nordeste do país, quando ele dirigia o Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, entre 1935 e 1938. O modernista considerava necessária a pesquisa nessas regiões, por acreditar que nelas se encontrava a cultura nacional tradicional e verdadeira. A Missão é considerada a gênese dos atuais mapeamentos de comunidades tradicionais no Brasil.

A Casa das Rosas disponibiliza dois cursos no mesmo período. Em Da Página ao prato: comida e literatura italiana, Isabella Callia, professora de Língua e Cultura Italiana e pesquisadora em História e Cultura da Alimentação, mostrará, por meio da literatura, como a alimentação em suas múltiplas formas de entendimento e representação pode servir de suporte para estudar o desenvolvimento histórico e cultural de uma sociedade. Para isso, serão abordados autores que vão de Petrônio, na Roma Imperial, a Italo Calvino, na Itália do século XX. As inscrições ficam abertas até o dia 15 de junho – clique aqui- com taxa de R﹩70,00. As aulas ficam disponíveis entre 16/06 e 16/07.

Como novo módulo da edição online do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE_Online), teremos o curso Roteiro de ficção – uma introdução à escrita audiovisual. As inscrições também estão abertas até 15/06 – clique aqui – e com taxa no mesmo valor, R﹩70,00. Coordenadas por Marcelo Montenegro, poeta e roteirista com mais de 10 anos de atuação no mercado de séries de ficção, as aulas, disponíveis do dia 16 de junho ao dia 16 de julho, oferecerão um panorama dos principais elementos da escrita audiovisual, como as diferenças em relação à linguagem literária, a elaboração do mundo ficcional, o desenvolvimento de personagens e a construção de cenas e diálogos.

SERVIÇO

CASA MÁRIO DE ANDRADE

MISSÃO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS: MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Com Alexandre Araujo Bispo

Inscrições abertas 1º de maio e 15/06 – clique aqui

Aulas disponíveis entre os dias 16 de junho e 16 de julho pela Hotmart.

Classificação indicativa: Livre

Custo: R﹩ 70,00

Certificados devem ser solicitados por meio do e-mail contato@casamariodeandrade.org.br e são entregues até 30 dias após a conclusão do curso.

——
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.breducativo@casamariodeandrade.org.br

A programação on-line, via canais virtuais do museu, fica disponível pelos sites http://www.casamariodeandrade.org.br e http://poiesis.org.br/maiscultura/

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

CASA DAS ROSAS – ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA

DA PÁGINA AO PRATO: COMIDA E LITERATURA ITALIANA
Com Isabella Callia

Inscrições abertas 1º de maio e 15/06 – clique aqui

Aulas abertas entre 16/06 e 16/07 na Hotmart
Classificação indicativa: Livre

Custo: R﹩70,00

CLIPE_Online: ROTEIRO DE FICÇÃO – UMA INTRODUÇÃO À ESCRITA AUDIOVISUAL
Com Marcelo Montenegro
Inscrições abertas 1º de maio e 15/06 – clique aqui
Aulas abertas entre 16/06 e 16/07 na Hotmart
Classificação indicativa: Livre
Custo: R﹩ 70,00

* Os certificados devem ser solicitados por meio do e-mail contato@casadasrosas.org.br e são entregues até 30 dias após a conclusão.

—-
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br

A programação on-line, via canais virtuais do museu, fica disponível pelos sites http://www.casadasrosas.org.br/ e http://poiesis.org.br/maiscultura/

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras. Programação gratuita

SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

x

 

 

 

 

 

Tags: