Evandro Ferreira Iwa: ‘Culpa da pandemia?’

28/04/2021 19:23

Evandro Ferreira – IWA

Culpa da pandemia?

O novo tempo que temos vivido, há pouco mais de 1 ano, chamado Pandemia, veio me arguir sobre algumas coisas, que especulávamos assim que, a mesma iniciou.
Frases como: “A pandemia nos fortalecerá!”; “O ser humano sairá mais fortalecido!”; “As pessoas aprenderão dar valor às simples coisas”; “A família será mais feliz, porque as pessoas conviverão mais tempo, juntas!”, “Quando isso passar, seremos mais humanos com os outros”; etc.
Eu não ousei dar minha opinião, se seria melhor ou não. Não conseguir emitir juízo de valor sobre a situação. Observei e observo os fatos, pessoas, condutas, convívios e até eu mesmo. Tenho achado estranho esse jeito de viver, ‘dentro’ de uma ‘bolha’, respirando com uma máscara na face, passando álcool em.gel nas mãos, quase todo momento, quando toco e/ou seguro em algum objeto/ superfície,  o sabão com água virou antídoto e passa tanta segurança, quando utilizado em objetos, pacotes, frascos de alimentos, roupas e nas próprias mãos…
Acompanhamos o assassinato cruel do menino Henry, de 4 anos, no RJ, por uma casal, estando a mãe envolvida. Testemunhamos, através dos noticiários e até mesmo, alguns relatos, a violência contra mulher, idosos e crianças. As relações interpessoais parecem ter ficado muito mais difíceis e estremecidas. É como se o ser humano tivesse potencializado, em 10 vezes,  mais sua impaciência ou suas frustrações contra outras pessoas. O perdão que ao início da pandemia parecia ser a grande arma para o reatar das inimizades, ‘picuinhas’ e distâncias, parece só existir nos confessionários das igrejas, isso quando não estão fechadas! Vemos o número de divórcios aumentarem! Ah, sem contar com o aumento no desemprego, das dívidas, das cobranças das contas, dos alimentos básicos, aparelhos eletrônicos etc.
Seria a Pandemia a grande vilã?
Estaria, eu, pessimista e falando o que ninguém tenha presenciado ou ouvido ou assistido, sobre alguns desses exemplos?
Para mim, a Pandemia veio para mostrar quem realmente somos e como reagimos, quando somos contrariados ou a forma que julgamos ser melhor para nossos ‘umbigos’, salvo, algumas exceções de pessoas!

Evandro Ferreira-Iwa 

evandrofescritor@gmail.com

 

 

 

 

 

Tags: