Élcio Mário Pinto lança o 44º livro: ‘Tririri, trilogia pedagógica do Cariri’

04/09/2020 16:11

Lançamento marca o aniversário do autor e a informação de que lhe será concedido o título de cidadão taperoaense

Primeiro de setembro de 2020 tornou-se uma data inesquecível para o escritor angatubense ÉLCIO MÁRIO PINTO, pois além de comemorar o seu aniversário, realizou o lançamento do seu 44º livro: Tririri, trilogia pedagógica do Cariri e recebeu como presente a informação de que lhe será concedido o título de cidadão taperoaense! Tripla comemoração!

O evento literário foi virtual e teve transmissão simultânea pelo Google Meet e pelo Facebook. O cerimonial foi conduzido pela professora Flaviana da Silva, diretamente de Taperoá/PB e teve a participação e interação de centenas de leitores e leitoras dos Estados da Paraíba e de Santa Catarina e cidades da região (Angatuba, Boituva, Itapetininga, Piraju, Sorocaba, Tatui e Votorantim).

Houve apresentação dos taperoaenses Claudio Marinho de Oliveira, Leandro Leite  e José Victor dos Santos Gusmão, aluno que declamou texto do escritor Leandro Leite, escrito especialmente para a ocasião, valorizando a presença e a trajetória de Élcio pelas terras de Taperoá.

Convidados se manifestaram e prestaram sua homenagem ao escritor: Romir Ferraz,  Vera Moreira, Ana Cristina Rodrigues Henrique, Andrea Rodrigues, Bosco da Cruz, Cleudineia Aparecida da Silva, Caique Ferraz e Ivanir Vilar. O cururueiro Joinha, conterrâneo de Élcio, apresentou uma música especial, que emocionou a todos.

O momento culminante do evento ocorreu com o anúncio de Flaviana de que o escritor e também sua esposa, a escritora e advogada, Adriana Rocha, receberiam os títulos de cidadãos taperoaenses, indicados pela própria cerimonialista e também por Claudio Marinho e que recebeu o aval dos vereadores Francisco Ronaldo                        (Chiquinho Patativa) e George Pereira.

Organizado pelo irmão de Élcio, o professor Beto, muitos amigos e familiares enviaram vídeos com homenagens, além das centenas de mensagens recebidas por e-mail e redes sociais (facebook e instagram).

Houve o tradicional ‘parabéns’, com direito a bolo e lágrimas! E a surpresa continuou com o oferecimento de bolo também pelos convidados. Foi uma cena belíssima!

Foram sorteados 05 (cinco) exemplares do livro para os participantes: uma forma de agradecimento do escritor. Foi uma noite coroada por emoções!

O livro foi planejado e organizado exclusivamente com histórias, personagens, imagens, participação e fotos referentes a Taperoá/PB. Eis a sinopse: O Cariri da Paraíba,em Taperoá, registrado em três contos, didaticamente construídos para o trabalho com a Educação Básica: Infantil, Fundamental e Médio. Das lições pela experiência à aprendizagem pelo diálogo, tudo acontecendo junto às homenagens oferecidas aos taperoaenses, gente forte, alegre e acolhedora. Uma produção imagética, valorizando os vínculos criados entre 2017 e 2018 que se eternizam pela Literatura. Vamos à querida Taperoá-PB comemorar seu chão e festejar com seu povo!

O projeto gráfico, a editoração e a impressão são da Crearte Editora, com ilustrações de Caique Ferraz e capa do artista regional Jones Oliveira, presente também no evento e que prestou suas homenagens e agradecimentos ao escritor. A revisão, fotomontagem da capa e efeitos visuais foram feitas pela escritora Adriana Rocha.

O apoio cultural foi da Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região – Lexmediare Ltda.

O livro pode ser adquirido pelo valor de R$ 40,00 (quarenta reais), já incluso o frete e com direito ao autógrafo. Contato com o escritor pelo e-mail: elcioescritor@gmail.com ou pelo telefone/whatsapp: 15 99701-9168.

 

 

 

 

 

Tags: