Editores e o Jornal Cultural ROL recebem honrarias e Moção de Reconhecimento e Honra ao Mérito

21/08/2020 14:18

Helio Rubens e Sergio Diniz foram agraciados com o título de BENFEITOR DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES
e o JORNAL CULTURAL ROL recebeu uma
MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E HONRA AO MÉRITO

Editor Helio Rubens

Editor Sergio Diniz

Em 1994, quando a internet começou a ser disseminada no Brasil, o jornalista paulistano e atualmente radicado em Itapetininga (SP) Helio Rubens de Arruda e Miranda percebeu que estava surgindo um instrumento universal de divulgação da cultura.

Com essa constatação, criou o ROL – Região On Line, que naquela época atingia apenas alguns dos poucos internautas existentes em Itapetininga e região. O intuito era o de criar um veículo com características de jornal,  especializado na divulgação gratuita de eventos de cunho estritamente cultural. E, mesmo sem apoio financeiro, conseguiu montar uma equipe de selecionados colunistas, os quais, assim como seu fundador, contribuíam voluntariamente para a propagação da cultura.

O Jornal ROL – Região On Line, no entanto, cresceu e ampliou sua abrangência. Em 2017, o então colunista Sergio Diniz da Costa se tornou editor, sendo responsável pelas notícias de Sorocaba e região. Com ele, outros colunistas passaram a compor o quadro de colaboradores do ROL.

Em 2018, o ROL, com essa nova e maior abrangência, deixou de ser um jornal regional, ganhando amplitude nacional e até internacional, alterou seu nome para Jornal Cultural ROL.

Assim, em abril de 2020, o  ROL completou 26 anos de fundação, com um time de 32 colabores, entre editores, editores setoriais, correspondentes e colunistas, conquistando cada vez mais leitores do Brasil e leitores brasileiros e falantes da Língua Portuguesa em 28 países, praticamente de todos os continentes.

Esse crescimento em abrangência, quantidade e qualidade não passou despercebido e, desde 2019 até hoje, os editores do ROL vêm obtendo o reconhecimento da coletividade e até de entidades muito importantes, como a Câmara Municipal de Sorocaba que realizou uma sessão exclusiva homenageando o trabalho do jornal cultural.

Agora houve um novo e importantíssimo reconhecimento da importância do jornal para a Cultura: o  da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, representada por seu dirigente maior, o Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho.

Os editores Helio Rubens e Sergio Diniz receberam o título de BENFEITOR DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES, outorgado pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Patrimônio Histórico da Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, “em reconhecimento de seu trabalho que engrandece nosso país nas áreas de arte, cultura e educação, em gratidão pelos serviços prestados com honra e dignidade em prol de um mundo melhor e mais justo“, e o Jornal Cultural ROL foi entregue uma MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E HONRA AO MÉRITO, conferida pela FEBACLAFederação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, “em reconhecimento de consagração pública pela excelência e qualidade em sua atuação com destaque e credibilidade no cenário nacional“.

Os editores ficaram emocionados por mais essa importante manifestação da comunidade e agradecem a gentileza das honrarias  recebidas e as recebem como uma mensagem de estimulo para que haja a continuidade do trabalho que, em 1bril de 2o21 completará 27 anos de atividades ininterruptas.

Reconhecimentos que são muito importantes e extremamente úteis, visto que nos animam e nos estimulam a dar continuidade  ao trabalho voluntário em favor da Cultura, mas entendemos importante destacar que os bons resultados que vimos obtendo se devem também à importantíssima participação dos 32 colaboradores que, também voluntariamente, nos apoiam participando com artigos e notícias de eventos”, declarou o editor Sergio Diniz.

 

 

 

 

Tags: