Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho: ‘O que é um Comendador?’

02/06/2021 20:18

Dom Alexandre Rurikovich Carvalho

O que é um Comendador?

Imagem: Castelo de Almourol

Comendador é o nome dado ao indivíduo que recebe uma condecoração honorífica de ordem militar, real, acadêmica, política ou eclesiástica; alguém que é agraciado com uma comenda, ou seja, um benefício.

 Atualmente, o termo Comendador é utilizado apenas como um título distintivo de honra, oferecido por algum tipo de autoridade às pessoas que se destacam por ajudar a engrandecer a sociedade, seja por trabalhos ou influências sociais, econômicas e políticas, por exemplo.
No entanto, antigamente as comendas eram entregues aos eclesiásticos ou cavaleiros militares, podendo ser tanto uma quantia de dinheiro, como uma porção de terra que era ofertada oficialmente para quem demonstrasse serviços em benefício dos interesses da autoridade que lhe concedeu o título, como por exemplo o governo, a monarquia, a igreja etc.
A tradição de conceder comendas e títulos de comendador começou na Europa e existiu durante muitos séculos como uma estratégia de assegurar e preservar a conquista das terras e incentivo a expansão territorial. A terra doada deveria ser obrigatoriamente defendida pelo comendador do ataque de invasores e inimigos.
Em Portugal, a distribuição de comendas foi uma importante ferramenta para que os monarcas portugueses conseguissem mais serviços e vassalagem.
Se antes o comendador tinha a obrigação de defender a terra recebida contra inimigos, hoje ele não tem função definida. No máximo, a distinção confere algum prestígio em certos círculos sociais. Mesmo assim, o título sobrevive no cerimonial de governos e instituições privadas, que seguem uma hierarquia de acordo com a importância do homenageado.
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho
Presidente da FEBACLA

 

 

 

 

 

 

 

Tags: