Casa de España Dom Felipe II sedia a exposição ‘Paisajes de Galicia’, de Francisco Vila

29/08/2018 15:31

Catedral de Santiago

A exposição – que se encerrará no dia 31 de agosto – é uma homenagem aos galegos do exterior, homens e mulheres que construíram uma nova vida, trabalhando, unindo-se e criando associações e empresas por todo o mundo, mas que nunca se esqueceram das paisagens da terra em que pertencem

 

Capela O Casteliño – A. Lama – Pontevedra

Esta exposição é uma homenagem aos galegos do exterior, homens e mulheres que construíram uma nova vida, trabalhando, unindo-se e criando associações e empresas por todo o mundo, mas que nunca se esqueceram das paisagens da terra em que pertencem.

A Exposição Paisajes de Galícia recorrerá diferentes associações fundadas pela emigração no Brasil. Começou em São Paulo, no Centro Hispano Brasileño – Casa de Galícia passando pela Associação Rosalia de Castro em Santos.  Posteriormente passou pelo Centro Español de Curitiba e agora chega a Casa de España Don Felipe II em Sorocaba. Posteriormente irá a outros centros de emigrações no Brasil, Rio de Janeiro e Salvador (BA).

Catedral de Santiago, destino final dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela

As quatro províncias galegas estão representadas nesta mostra, podendo-se contemplar alguns dos lugares mais simbólicos, como a Catedral de Santiago, e outros mais desconhecidos como a Sierra  del Caurel em  Lugo. Os lugares fotografados pretendem simbolizar a grande variedade de lugares que saíram os emigrantes e trazer a Galícia atual a todos os que visitarem a exposição.

A mostra pretende ser um  tributo a todos e  dos lugares que vieram  todos os  emigrantes.

Sabendo que nenhuma aldeia é mais importante que outra e que todas possuem uma essência única, queremos que as paisagens aqui expostas sirvam para representar toda a Galícia e por extensão toda a Espanha.

Praia das Catedrais – Ribadeo – Lugo

As imagens que compõe essa exposição são fotografias tratadas como pinturas. Com elas o autor, Francisco Vila, pretende simbolizar o sentimento único e pessoal que transmite a visão de uma paisagem.

A exposição está patrocinada pela Secretaria Geral de Emigração da Junta de Galícia e além render homenagem aos emigrantes no Brasil, também quer ser  uma inovação para  que  todas  as  pessoas  conheçam  esta terra  mágica e  hospitaleira.

A exposição, que será encerrada no dia 31 de agosto, poderá ser visitada na sede da Casa de España Don Felipe II, na R.  Manoel Lopes, 235 – V. Hortência (Tel.: 15 3224-5454), de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00.

 

 

        

        

        

        

       

        

Tags: