Cartunista Edra promove evento e faz lançamento da Revista ‘Huai, Humor Ano Inteiro’ no Casarão das Artes na cidade de Caratinga-MG

28/06/2022 18:16

O Evento foi promovido por Edra em parceria com a Associação Estação Cultural de Caratinga presidida por ele, e na oportunidade Edra faz o Lançamento da Revista “Huai Humor Ano Inteiro”

O cartunista e produtor cultural Edra realizou projeto para promoção e valorização da cultura na cidade de Caratinga. O evento aconteceu no dia 17 de junho no Casarão das Artes e contou com a participação de 12 escritores convidados, cada um tendo uma mesa no estande para apresentar suas obras literárias.

Segundo o artista, “Caratinga é um solo Fértil de produção artística e literária e está carente de eventos dessa natureza, como é o caso do Festival de Literário,  que já havia sido lançado em 2018 com muito sucesso e que, em virtude da pandemia do novo corona vírus, teve suas atividades paralisadas.

Mesmo enfrentando algumas dificuldades devido o número de compromissos agendados, Edra se viu motivado a realizar o 2º Festival de Literário, e na oportunidade fez o lançamento da Revista HUAI, Humor Ano Inteiro que apresenta caricaturas de cartunistas de todo Brasil  no Festival Jal e Gual, realizado na data de 24 a 29 de outubro do ano de 2021,  no 16º Salão de Internacional de Humor de Caratinga.

Na oportunidade Edra fez também o lançamento do livro Salão de Humor Internacional de Caratinga, livro que apresenta trabalhos em caricaturas de cartunistas do mundo inteiro.

O 2º Festival Literário, contou com a participação dos seguintes escritores: Domingos Guimarães, Eugênio Maria Gomes, Marilene Godinho, Walber Souza, José Geraldo, Mauro Bonfim, Stela Oliveira, Wagner Martins, Noé Neto, Rejane Nascimento, Verônica Moreira e Edra Amorim.

Na oportunidade foram homenageados Marilene Godinho e Eugênio Maria Gomes, por seus trabalhos de grande valor pela cultura e educação de nossa cidade. parabéns a todos!

links de entrevistas:

 

Sobre o Autor:

EDRA, Elcio Danilo Russo Amorim / Natural de Caratinga, MG – Brasil.
Cartunista / Produtor Cultural / Design Gráfico / Jornalista / Editor.
– Iniciou a profissão de cartunista no Correio Braziliense – Brasília / 1980
– Tem trabalhos publicados, expostos e premiados no Brasil e exterior. Colabora para importantes editoras do país.
– Realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga. O principal de Minas Gerais e está entre os mais importantes do país.
– Idealizador/ Fundador da Casa Ziraldo de Cultura e da Gibiteca Turma do Pererê
Membro da Comissão Julgadora de Premiação do Salão de Humor do Piauí (2005), Brasília (2005), Piracicaba (2018), Belém (2018) , China (2019) e Romênia (2021)
– 31 livros publicados, com destaque para o livro «Ziraldo – Ao Mestre Com Carinho», (Editora Melhoramentos) premiado com o Troféu HQ MIX. (2019)
– Editor, Membro da equipe internacional do MAC – Morocan Association of Cartoon, dentro projeto “Cartoons Anthology” (Romênia)
– Presidente da Associação Estação Cultural de Caratinga
– Idealizador e realizador do Festival Literário de caratinga Caratinga (2018 e 2022)
Durante o isolamento da pandemia da Covid-19 em 2020, produziu 365 desenhos com caneta esferográfica. , dos quais foram extraídos 140 desenhos que compõe o projeto de uma exposição e a publicação de 4 volumes do livros denominados “Rabiscos Confinados” realizados em junho do mesmo ano.