Arquivo Público recebe importante doação

08/11/2020 19:41

Arquivo Público recebe importante doação

Na última terça-feira o Arquivo Público Municipal “Sérgio Buarque de Holanda” recebeu a doação de um exemplar do livro “Biografia de uma Escola – História do Ginásio Estadual ‘Monsenhor Seckler’ de Porto Feliz” do ano de 1957, escrito por Mário Pires.

            O exemplar foi adquirido do colecionador Gilberto Fernando Tenor, de Sorocaba. Ao saber da venda do livro o professor Carlos Carvalho Cavalheiro mobilizou pelas redes sociais uma campanha entre amigos para aquisição e doação para o Arquivo Público.

            Dessa forma, colaboraram para a cotização, além do professor Carlos, Daniel Piasentin, Guilherme Iversen, Ivan Vagner Marcon e Willians Boves.

            Apesar do Arquivo já possuir um exemplar do livro, o grupo achou por bem adquirir mais esse, de maneira a garantir a preservação da informação por mais tempo. “Um historiador de Sorocaba, Aluísio de Almeida, dizia sobre livros que quem tem um exemplar, não tem nenhum. Isso porque o livro pode se perder, pode ocorrer um acidente, o exemplar pode se estragar. Quando há mais exemplares, esses riscos diminuem. Foi com esse espírito que adquirimos e doamos o livro para o Arquivo Público”, disse Carlos Carvalho Cavalheiro.

            A obra foi recebida pela arquivista Janaína Souza Piva Mancio que agradeceu nas redes sociais a doação feita.

            Esta não é a primeira vez que um grupo de interessados se mobiliza para trazer para a cidade documentos e livros que lhe dizem respeito. No começo deste ano, o mesmo grupo, acrescido de mais outras pessoas, se mobilizou para adquirir um documento manuscrito original produzido pelo professor Pedro Fernandes em 1918. O manuscrito, que ainda se encontra em mãos do pesquisador Eugênio Motta Neto, deverá ser entregue em breve como doação para o Arquivo Público.

 

 

 

 

 

 

 

Tags: