Voluntários do projeto Desperta Já! entregam duas Geladeiras Literárias para Sorocaba

28/06/2019 13:21

As geladeiras foram transformadas em estantes para livros e estão sendo instaladas em dois estabelecimentos comerciais em diferentes pontos da cidade

Sorocaba recebe hoje duas Geladeiras Literárias.  As geladeiras foram transformadas em estantes para livros e estão sendo instaladas em dois estabelecimentos comerciais em diferentes pontos da cidade.

Os livros, de diversos temas, ficarão à disposição do cidadão que poderá utilizá-lo gratuitamente.

O projeto foi proposto e executado por voluntários do Desperta Já! (o mutirão de voluntariado social do NOVO) e é alinhado com o princípio do NOVO de liberdade com responsabilidade de cada indivíduo, e é um incentivo à leitura.

As geladeiras estão instaladas nos seguintes endereços:

Rua Paschoal Augusto Verlangieri, 22 – Novo Horizonte- Sorocaba

João Mustafá, 455 – Éden – Sorocaba

 

Geladeiras Literárias

Alguns meses atrás, no terminal rodoviário da cidade de Catanduva, interior de São Paulo, surgiu uma presença inusitada: uma geladeira. Curiosas, algumas pessoas decidiram abri-la, verificando que os seguranças do local não pareciam impedi-las.  Ao abrirem a porta, outra surpresa: vários livros, esperando por novas mãos e olhos.

Essa proposta surgiu em meados de 2015/2016 e já foi aplicada em várias outras cidades, como Sorocaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes. Reportagens as descrevem como movimentos culturais, iniciativas para não apenas tentar criar novos leitores, mas praticar a arte do desapego.

A ideia é simples: escolha um ou mais livros da sua casa, vá até uma geladeira se encontra e coloque-os dentro dela. Pronto. Agora é só esperar alguém encontrar o seu livro e compartilhar da mesma experiência que você teve com ele. (Fonte: https://homoliteratus.com/geladeiras-literarias/)

 

Tags: