‘Vereda da Salvação’, nova montagem da Cia. Clássica de Repertório, estreia neste domingo (13), às 19h, no Teatro Escola Mario Persico

11/01/2019 16:58

Vereda da Salvação foi escrita entre os anos de 1957 e 1963, e estreou em 1964 pelas mãos de Antunes Filho

A nova montagem da Cia. Clássica de Repertório foi agraciada com o Edital de Formação da Prefeitura Municipal de Sorocaba – Secretaria de Cultura e Turismo, que premiou o Projeto Ator em Construção que durante todo o ano de 2018 aconteceu no Teatro Escola Mario Persico, sede da Cia Clássica de Repertório e que termina com três montagens distintas dirigidas por Mario Persico, Tiske Reis e Marcos Sanson. Veredas da Salvação, com base no texto potente de Jorge Andrade é o primeiro que vem a cena com direção de Mario Persico.

Vereda da Salvação foi escrita entre os anos de 1957 e 1963, e estreou em 1964 pelas mãos de Antunes Filhos. Considerada um marco da dramaturgia nacional, ela representa uma virada na dramaturgia de Jorge Andrade que se volta para a classe brasileira mais desfavorecida.

Inspirado em um episódio verídico ocorrido na cidade de Malacacheta, no sertão de Minas Gerais, Vereda da Salvação é o símbolo do desamparo, do descaso e da crendice dessa parte excluída da sociedade brasileira. Árida como o sertão euclidiano de Canudos; miserável como os posseiros que perderam suas terras tornando-se agregados; mergulhada em um lamaçal de infertilidade, doença e misticismo, a peça retrata um Brasil vítima do isolamento e da ignorância.

São as agruras da miséria e a total impossibilidade de melhora de vida no plano social que adubam o solo tornando-o fértil, não para o alimento que mata a fome, mas sim para o messianismo e o fanatismo religioso que tomam conta da alma.

Jorge Andrade consegue, em Vereda da Salvação, reproduzir com maestria essa combinação da degradação humana com a promessa da salvação divina que, repetidas vezes na história do Brasil, resultou em verdadeiras catástrofes sociais.

FICHA TÉCNICA

Texto: Jorge Andrade

Direção: Mario Persico

Cenário: Mario Persico

Luz: Mario Persico

Figurino: Grupo

Caracterização: Grupo

Programação Visual: Caio Cesar Cordeiro

Direção de produção: Mario Persico

Produção: Cia Clássica de Repertório

ELENCO:

Artuliana: Gabriele Clemente

Manoel: Jefferson Pereira

Joaquim: Caio Cesar Cordeiro

Dolor: Valéria Nastri

Durvalina: Paulo Cesar Oliveira

Geraldo: Matheus Caruso

Ana: Rary Owen

Daluz: Giulia Palazzo

Pedro: Gustavo Moreno

Germana: Sandra Guaré

Conceição: Alexandra Dias

Onofre: Wellinton Pimentel/Mario Sergio Bacetti

Adão: Julio Cesar

Jonas: Lucas Reis

Homem: Yller Campione

Mulher: Irene Meira

Serviço:

 Espetáculo: Veredas da Salvação

Local: Teatro Escola MarioPersico

Horário: 19h00

Data: 13/01/2019 (domingo)

Endereço: Rua da Penha, 823, Sala C. R. Mantovani

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00

Indicação Etária: 14 anos

Tags: