Vacinação contra a Poliomielite vai começar em Itapetininga. ‘Dia D’ é no próximo sábado

10/08/2015 15:52

Além da vacinação contra a pólio, será possível deixar em dia as doses de sarampo. Campanha válida para todas as crianças menores de 5 anos

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e segmento de Sarampo ocorre em Itapetininga a partir do dia 15 de agosto (sábado) de 2015, em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17 horas, para todas as crianças menores de 5 anos. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Além da vacinação contra a pólio, será possível deixar em dia as doses de sarampo. Por isso é importante levar a carteirinha de vacinas.

Dia D

Vale lembrar que o inicio da campanha (Dia 15) também será o seu Dia D. Durante todo o sábado, das 8h às 17 horas, todos os postos de saúde estarão abertas para receber a população.

Causas

A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3).  É mais comum em crianças (“paralisia infantil”), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus “selvagem” pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.

Transmissão

O modo de aquisição do poliovírus é oral, através de transmissão fecal-oral ou, raramente, oral-oral. A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.

Medidas de proteção

A poliomielite pode ser evitada através de vacinação e medidas de prevenção contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.

No Brasil a paralisia infantil está erradicada já faz 20 anos, isto mostra a eficácia desta vacina.

Tags: