Uma importante Fomentadora Cultural, Conceição Maciel é a mais nova colaboradora do Jornal ROL!

27/10/2020 07:18

Conceição Maciel

Não basta amar as Letras, disseminá-las é ainda mais importante. Esse é o espírito que move Conceição Maciel!

Conceição Maciel é natural do estado do Pará onde reside na cidade de Capanema.

É formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa.

Participa das seguintes academias:

Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA-Cad.10);

Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências (ALPAS 21-Cad. 173);

Academia Mundial de Cultura e Literatura (AMCL- Cad. 51);

Academia Virtual de Língua Portuguesa e Literatura (AVLPL- Cad. 02- Vice Presidente);

Academia Popular Uruguaya de Cultura Nacional e Internacional (APUCNI).

A escritora foi Destaque Cultural Poesias Sem Fronteiras (2018 e 2019).

É cronista do Jornal de Capanema.

Algumas Honrarias:

Câmara Municipal de Capanema-Pa (2018);

Mérito Cultural ABT (Academia Brasileira de Trova), dentre outras.

Projetos que desenvolve:

Varal de Poesias;

Momento Mulher;

Trechos de Poesias;

Movimento Literário de Conscientização Social-MLCS;

Literatura Falada.

Parcerias:

Alan Rubens, Paulo Vasconcellos, Jornal de Capanema e página Trechos.

Em breve estará lançando mais projetos em prol da cultura literária e do incentivo à leitura e escrita.

A autora lançará o seu primeiro livro ainda este ano com o título ‘Delicadezas’.

Conceição Maciel inaugura sua colaboração no Jornal ROL com seu projeto ‘Literatura Falada’

 

LITERATURA FALADA

O projeto ‘Literatura Falada’ foi idealizado pela escritora Conceição Maciel e abraçado pelo escritor Alan Rubens, ambos são os seus organizadores; o projeto acontece através do aplicativo de mensagens pelo WhatsApp; são vídeos feitos por escritores e poetas de até 3 minutos de narrativas de variados gêneros literários.

O escritor Alan Rubens, que reside em São Luís -MA informa que “o projeto Literatura Falada foi idealizado pela poetisa Conceição Maciel, que me convidou para participar com o meu espaço, ideias, divulgação… já tínhamos feito outros, sempre com sua marca registrada que é a luta em prol da literatura. Prontamente aceitei e já estamos no V e prestes a lançar o VI evento e com muito sucesso em participações, tanto dos que ajudam com doações de livros para premiar os participantes quanto da grande quantidade de inscritos de diversas partes do país e até de outros países que mostram-se interessados em participar desse evento. Participar junto com a ‘Magnífica’ dos seus projetos é uma honra e abraço com muito carinho e por acreditar no lado super positivo do projeto que é a divulgação dos gêneros literários. A jovem escritora Samanta Aquino, que reside no estado de Minas Gerais, abraçou o projeto e participa como apoiadora. Ela doou alguns exemplares da obra de sua autoria ‘Memórias de Anne Rose’, e em conversa com a Conceição Maciel se manifesta dizendo: “Sabe aquele ditado: ‘faça o bem, que você receberá o bem?’ Bom, eu nunca, na minha pouca trajetória, tinha acreditado neste ditado, porém, durante a minha estrada fui tentando plantar flores por onde eu passava, na premissa de que um dia Deus iria me recompensar. Agora, depois de 6 anos que descobri meu talento, e recentemente completados 1 ano publicando minhas obras, sempre lutando para plantar flores em chãos que me acolhiam bem rispidamente, sem nenhuma boa vontade, te conheci e tive o privilégio de poder mudar este ditado. Hoje para mim ele significa: “faça o bem que ganharás em dobro.” As flores deram certo, fico feliz de saber que em algum lugar deste ‘mundo’ plantei meu jardim. Obrigada pela sua amizade e por ter recebido tão bem meu sonho, materializado em livros, agora seus!”

Todos os participantes recebem certificados digitais e os vencedores são premiados também com livros. Em sua 5° edição o Literatura Falada foi diferente dos outros, dessa vez os organizadores optaram por deixar o tema e o gênero livre, totalizando 10 vídeos recebidos.

Os participantes foram: Francisco Paulo da Silva Filho (CE), Clóvis Reis (SP); Jania Marta (SP); Benevaldo Gonçalves (PA); Alexsandre Soares de Lima (RJ); Ana Cristina Costa (RJ); Cleni Guimarães (PA); Heloísapoetisa (PA), tendo como vencedores Eduardo Fortes (MG) que recebeu como premiação Certificado Digital e a obra “Versejando com Suely Saad” autoria de Suely Saad (RJ) e Adão Almeida (PA) que teve como premiação Certificado Digital e a obra ‘Aniji’, autoria de Rejane Bonadimann Minuzzi (PR).

O projeto acontece uma vez por mês e é feito com muito amor e carinho formando uma teia cheia de encanto e beleza onde cada mão se torna essencial moldando e fomentando uma certeza: a Literatura é simples e essencial para a nossa vida.

É importante destacar que esse e os outros projetos não tem fins lucrativos.

Saudações!

 

 

 

 

 

 

Tags: