Teatro Escola Mario Persico inaugura 2020 com a peça ‘O Amor do Soldado’, de Jorge Amado

01/01/2020 12:40

O Amor do Soldado, única obra teatral de Jorge Amado, foi escrita em 1944, atendendo a um pedido da atriz e diretora Bibi Ferreira, que pretendia encená-la 

A Cia Clássica se apresenta dentro o espetáculo O Amor do Soldado de Jorge Amado.

Sempre ancorada numa dramaturgia de peso, os textos da Cia geralmente trazem a cena grandes autores, clássicos ou contemporâneos, nacionais ou não. Assim, consta do currículo da Cia, Camões, Moliere, Arthur Miller, Tenesse Willians, Jorge Andrade, Nelson Rodrigues, Shakespeare, Jorge Amado ou adaptações de obras de autores clássicos da literatura, como Eça de Queiroz, Clarice Lispector, Somerset Maughan, entre outros.

Com direção de Mario Persico e contando com atores vindos da montagem de Vereda da Salvação que cumpriu longa temporada no Teatro Escola Mario Persico.

O Amor do Soldado, única obra teatral de Jorge Amado, foi escrita em 1944, atendendo a um pedido da atriz e diretora Bibi Ferreira, que pretendia encená-la. A companhia de Bibi, no entanto, logo se desfez, e a peça não chegou a ser levada ao palco.

Originalmente intitulada O amor de Castro Alves, a obra retoma, em linguagem dramatúrgica, passagens da biografia do poeta, ABC de Castro Alves, realizada por Jorge Amado poucos anos antes. Elaborado durante a Segunda Guerra Mundial, o texto compara a importância de Castro Alves à dos pracinhas brasileiros que combatiam na Europa. Diz o autor em uma de suas intervenções no texto: “Em honra aos soldados expedicionários brasileiros trazemos à cena a vida do poeta libertário e libertador”. A peça foi publicada em 1947, ano em que se comemorava o centenário de nascimento de Castro Alves, ainda com o título O amor de Castro Alves. A partir de 1958 passou a se chamar O amor do soldado.

Participam da montagem os atores, Matheus Caruso, Valéria Nastri, Jefferson Pereira, Pedro Sales, Davi Gemelgo, Rafael Alexandre, Emily Azous, Michele Sonsin e Mario Persico que assina a direção do espetáculo.

 

Serviço:

Espetáculo: O Amor do Soldado

Local: Teatro Escola Mario Persico

Endereço: Rua da Penha, 823 – Centro

Horário: 19h00

Data: 05/01/2020

Ingressos: Entrada Franca. Passaremos o chapéu ao final para contribuição voluntaria.

Tags: