Sorocaba recebe a terceira edição da FLAUS

18/12/2019 07:24

A FLAUS (Feira de Livros e Autores Sorocabanos) terá a sua terceira edição no dia 21 de dezembro, das 9 h às 16 h, na Praça Coronel Fernando Prestes

O idealizador da FLAUS, Carlos Carvalho Cavalheiro

A FLAUS (Feira de Livros e Autores Sorocabanos) terá a sua terceira edição no dia 21 de dezembro, das 9 h às 16 h, na Praça Coronel Fernando Prestes.

Idealizada pelo historiador e escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, a Feira é uma ação coletiva e horizontalizada, proposta de ação direta dos autores e interessados em literatura e livros de Sorocaba e região.

A primeira edição ocorreu em 2017 e o sucesso fez com que se repetisse o evento em 2018. Neste ano de 2019 a FLAUS apresenta algumas novidades.

Em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região os autores conseguiram três tendas, o que permitirá que durante a Feira ocorram outros eventos como bate-papos com autores, debates com editoras, saraus, apresentações artísticas e culturais (programação abaixo).

Além dessas atividades paralelas, a FLAUS contará com escritores de outras cidades como São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Votorantim, Alumínio, Porto Feliz.

“A FLAUS vem se consolidando enquanto ação voltada para dar a visibilidade à produção da arte das letras”, considera o idealizador Carlos Cavalheiro.

Outra novidade na FLAUS deste ano são os lançamentos de livros, como “Capim”, livro infantil de Angeles Paredes Toral e “Nossas Histórias” dos estudantes de E.M. Matheus Maylasky sob a coordenação da professora Vania Érica Rodrigues do Nascimento.

Dentre as apresentações artísticas ocorrerá a contação de histórias com a professora Daniela Andrade que remete à afrocentralidade, trazendo aspectos da cultura e da cosmovisão africana para o público infantil.

Dentre os autores que confirmaram presença na FLAUS deste ano estão Manoel Francisco Filho, Mari Moraes, Dado Carvalho, Carlos Carvalho Cavalheiro, Luciano Leite, Élcio Mário Pinto, Adriana Rocha Leite, Caíque Ferraz, Luiz Antonio Pontes, Salvador Mor de Lima, Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, Daniela Andrade, Carina Cardoso, Maria Eduarda Paschoal, Angeles Paredes Toral, Abner Laurindo, João Alvarenga, Onildo de Deus Aguiar, Natália Galli, Elton Ferreira, Celso Ribeiro Marvadão, Miguel França de Mattos, Ana Cristina Rodrigues Henrique, Andrea Rodrigues, João Paulo Hergesel, Tito Corrêa, Suzi Corrêa, além dos alunos da E.M. Matheus Maylasky.

A artista plástica Flávia Antunes Aguilera estará presente representando o Centro de Memória Operária de Sorocaba (CMOS), disponibilizando para aquisição zines sobre a história do operariado.

Homenagem

Como tradição da FLAUS, um autor de Sorocaba é homenageado em cada edição. Na primeira edição o homenageado foi Armando Oliveira Lima. Em 2018, a homenagem foi feita para João Alvarenga. Este ano o nome escolhido foi o do gestor da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao.

Programação

Dia 21/12

9h – Abertura do evento

9h15 – Lançamento do livro Capim da autora Angeles Paredes com contação de história de Ana Duarte

9h30 – Apresentação da contação  Elsa (Frozen) com Mari Moraes

10h – Lançamento do livro da Escola Municipal Matheus Maylasky

10h às 11h – Roda de conversa sobre a diferença entre os olhares adultos e infantis na literatura infantil com a Profa.  Vanessa Negrão

11h às 12h – Sarau

14h às 14h30 – Homenagem a Rubens Incao diretor da Biblioteca Infantil Municipal de Sorocaba Renato Sêneca de Sá Fleury

14h30 às 15h30 – Bate papo com autores – Processo criativo com Roberto Flores

15h30 às 16h30 – Bate papo com as Editoras – coordenação de João Paulo Hergesel – Publicações literárias e mercado editorial contemporâneo.

15h às 16h– Contação de histórias com Manoel Francisco Filho e Daniela Andrade Lopes Sena

Participação Livre:

Qualquer autor interessado em participar da FLAUS poderá entrar em contato com a organização do evento. O e-mail de contato é carlosccavalheiro@gmail.com

Tags: