Sorocaba ganhará a sua Pinacoteca Municipal

18/01/2019 20:24

Foto: Zaqueu Proença

O prefeito José Crespo vai inaugurar na próxima terça-feira (22), às 18h, a Pinacoteca Municipal de Sorocaba. O espaço vai funcionar no Chalé Francês, no Jardim Maylasky, e contará inicialmente com cerca de 60 obras que já pertencem ao acervo da Secretaria da Cultura (Secult)

O prefeito José Crespo vai inaugurar na próxima terça-feira (22), às 18h, a Pinacoteca Municipal de Sorocaba. O espaço vai funcionar no Chalé Francês, no Jardim Maylasky, e contará inicialmente com cerca de 60 obras que já pertencem ao acervo da Secretaria da Cultura (Secult).

“Estamos criando um espaço público para abrigar as obras de artes visuais que pertencem hoje ao município, movimentando e valorizando ainda mais o cenário cultural de Sorocaba”, destaca o prefeito José Crespo. Com a inauguração da Pinacoteca, será formado um circuito cultural da nossa cidade maior ainda, já que a unidade vai funcionar ao lado do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Museu de Arte Contemporânea (MACS) e Museu do Esporte.

De acordo com o secretário Werinton Kermes, a Pinacoteca abrigará em torno de 60 obras de artes visuais, mas a ideia é que esse acervo vá aumentando com o tempo. “Além do acervo permanente da Pinacoteca, assim que o espaço estiver estruturado, a ideia será também realizar exposições temporárias no local, muito provavelmente realizada através de edital de ocupação da Pinacoteca”, destaca. “Estamos criando um espaço público para os artistas visuais exporem seu trabalho”, completa.

Para isso, a museóloga da Secretaria da Cultura, Daniella Moreira, está buscando auxílio da equipe de gestão da Pinacoteca do Estado de São Paulo. “Estamos verificando como é a gestão da Pinacoteca do Estado nas questões técnicas e de curadoria. Entender como é feita a gestão do acervo, o contato com os produtores e as montagens de exposição e quais são as perspectivas de crescimento do acervo da pinacoteca”, conta a museóloga.

Localizado no Jardim Maylasky, o Chalé Francês foi construído em 1910, com padrões arquitetônicos ingleses e telhado em estilo francês, o imóvel serviu de moradia para os engenheiros chefes da Estrada de Ferro Sorocabana. Trata-se de um casarão centenário, que conta com salas expositivas, porão, banheiros e um amplo jardim para atividades ao ar livre.

A Pinacoteca Municipal funcionará no Jardim Maylasky, localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A entrada será gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3211.0143 ou (15) 3211.0578.

 

Por: Secom Sorocaba 

Tags: