Sônyah Moreira: ‘O Diabo veste pobre!’

10/09/2020 20:17

Sônyah Moreira

O Diabo veste pobre!

Calma! Não escrevi errado.

Vou fazer uma analogia com essa comédia magnifica “O Diabo veste Prada”, 2006, produzida por Wendy Finerman, e estrelado pela diva Meryl Streep.

Vamos voltar pra nossa realidade, que não é nada Hollywoodiana. Fica assim; “O Diabo veste pobre”

A personagem Andy, em  nosso caso  será o  povo,  que sofre , corre atrás de seus sonhos, se imagina em um país sem racismo, sem miséria, e assim por diante.

O pobre fica indignado com as tramoias do Diabo, que sempre exige coisas impossíveis, tipo assim; viver com um salário minimo, depender de serviços públicos que não funcionam,  falta de segurança, educação, saúde, um verdadeiro inferno.

O Diabo, ou melhor, os Diabos, pois,  temos vários,  e todos aboletados nos palácios,  sustentados pelos pobres. Não há  só os Diabos mandatários,  tem também os diabretes  agregados, mulher, parentada, filhos , amigos,  uma lista sem fim.

Já tivemos todo tipo de Diabo, teve o pinguço, o vampiro, a louca que  sugeriu  engarrafar vento, diabo sociólogo, marajá, diabo com topete; esse,  teve namorada desprovida de peças intimas. Sem falar nos diabos de fardas verde oliva. O atual  endiabrado, nem tem farda, mas pensa que tem. Esse,  vive há  30 anos nas cercanias do palácio inferno, até que, chegou lá, ele arregala os olhos de Diabo louco, e diz: Quem manda sou eu! Esse acha que o  diabo do outro lado do Atlantico é seu parça! Coitado deixe-o viver na ilusão.

Deixando a piada de lado, O Diabo não veste pobre, e sim, tira sua roupa e sua pele, nos esfola vivos, sangramos para pagar as despesas de todos os endiabrados.

Na comédia citada, a mocinha sofre para se enquadrar em um mundo de ilusões. Aqui em nosso país, o pobre sonha em chegar ao final do mês, pelo menos com as contas pessoais em dia, usar Prada, aqui nem pensar!

Os endiabrados e seus diabos discípulos, assessores e afins, se vestem com esmero, roupas de marcas famosas, carrões de luxo, vinhos, whisky envelhecido 12 anos…Viagens para o exterior, e com passaporte especial, eita! Diabrada feroz!

O Diabo veste Prada! E nós? Melhor pular isso! Deixemos para a próxima!

 

Sônyah Moreira

   sonyah.moreira@gmail.com

 

 

 

 

Tags: