Sônyah Moreira: ‘Lilith ou Lady Godiva?’
Lilith ou Lady Godiva?
Para os babilônicos, Lilith é que foi a primeira mulher, foi criada com igualdade de condições das de Adão. Sendo lenda ou não, ao não se submeter às vontades de seu consorte, rebelando-se, e como punição, transformou-se em demônio.
Após tamanho infortúnio, ou, porque não dizer erro, Deus criou Eva, teoricamente dependente de Adão, ora, está por sua vez foi enganada por ninguém menos que Lilith, que transfigurada em serpente a convenceu de comer o fruto proibido, quanta ingenuidade!
Há milênios, nós, somos taxadas com adjetivos, que nos transforma em figuras demoníacas ou ingênuas e acéfalas. Já nos caçaram como bruxas! Existem ainda hoje, países que, proíbem a mulher de adentrar em alguns ambientes, por considerar impureza nossa feminilidade, que é aflorada uma vez ao mês. Isso acontece desde primórdios da criação do mundo.
Lady Godiva, diz a lenda que sendo uma pessoa sensível, apiedou-se da população que era escorçada por altos impostos, cobrados por seu marido. A piedosa esposa rogou-lhe para que revogasse tal cobrança. Novamente uma mulher precisa submeter-se aos caprichos masculinos. O homem autoritário impôs uma condição; cavalgue completamente nua pelas ruas do vilarejo, se o fizer, atenderei ao seu pedido!
Longe de feminismo ou machismo, não acredito nessa guerra dos sexos. Na minha humilde opinião, asas somente levantam vôo em pares, o lado direito e o esquerdo, num ritmo sincronizado.
Qual a razão do mundo nos considerar somente nos extremos? Demônios, ou, virgens angelicais e piedosas, porque não ser apenas seres humanos, com defeitos, qualidades e desejos proibidos, ou não. Isso tudo, independentemente de gênero?
Ser homem, não dá direito de subjugar ninguém. Ser mulher, não é sinônimo de submissão, também não significa ser sempre vitima. Somos más ou boas, na medida exata de um ser humano. As qualidades ou defeitos, divididos igualmente em 50% para cada lado, num vôo sincronizado e harmonioso!
Que seja Lilith ou Lady Godiva, porém, com muito orgulho de ser simplesmente “Mulher”
Sônyah Moreira
sonyah.moreira@gmail.com