Sônyah Moreira: ‘Lilith ou Lady Godiva?’

06/06/2019 15:18

Sônyah Moreira

Lilith ou Lady Godiva?

Lilith – Imagem extraída da internet

Para os babilônicos,  Lilith é que foi a  primeira mulher, foi  criada com igualdade de condições das de Adão. Sendo lenda ou não,  ao  não se submeter às vontades de seu consorte, rebelando-se, e como punição,   transformou-se em demônio.

Após tamanho infortúnio, ou,  porque não dizer erro, Deus criou Eva, teoricamente dependente de Adão, ora,  está por sua vez  foi enganada por ninguém menos que Lilith, que transfigurada  em serpente a convenceu de comer o fruto proibido, quanta ingenuidade!

Há milênios, nós,  somos taxadas com adjetivos,  que nos transforma em figuras demoníacas ou ingênuas e acéfalas. Já nos  caçaram  como bruxas! Existem ainda hoje,   países que,   proíbem a mulher  de adentrar em  alguns ambientes, por considerar impureza nossa feminilidade, que é   aflorada uma vez ao mês.  Isso acontece  desde primórdios da criação do mundo.

Lady Godiva – Imagem extraída da internet

Lady Godiva, diz a lenda que sendo uma pessoa sensível, apiedou-se da população que era escorçada   por  altos impostos,  cobrados por seu marido. A piedosa esposa rogou-lhe para que revogasse tal cobrança. Novamente uma mulher precisa submeter-se aos caprichos masculinos. O homem autoritário  impôs uma condição; cavalgue completamente nua pelas ruas do vilarejo, se o fizer, atenderei ao seu pedido!

Longe de feminismo  ou machismo, não acredito nessa guerra dos sexos. Na minha humilde opinião,  asas somente levantam vôo em pares, o  lado direito e o esquerdo, num ritmo sincronizado.

Qual a razão do mundo  nos considerar somente nos  extremos? Demônios,  ou,   virgens angelicais e piedosas, porque não ser apenas seres humanos, com defeitos,  qualidades  e  desejos proibidos,  ou não. Isso tudo,   independentemente de gênero?

Ser homem, não dá  direito de subjugar ninguém. Ser mulher,  não é sinônimo  de  submissão, também não significa ser sempre  vitima. Somos más ou boas,  na medida exata de um ser humano. As qualidades ou defeitos, divididos igualmente em 50% para cada lado, num vôo sincronizado e harmonioso!

Que seja Lilith  ou  Lady Godiva, porém,  com muito orgulho de ser simplesmente “Mulher”

 

 

Sônyah Moreira

sonyah.moreira@gmail.com

Tags: