Solo Colóquio com Personagens I, de Luigi Pirandello, faz seis apresentações on-line em abril

06/04/2021 20:49

Link para download de fotos

Com direção de Cris Lozano e dramaturgia e atuação de Flávia Bertinelli, monólogo trata da angústia do autor diante da entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial, impossibilitando-o de organizar seu universo criador

Com mais de 150 anos de seu nascimento, a obra de Pirandello continua a nos colocar em cheque sobre um tema cada vez menos abordado: a humanística. As teorias humanistas centram o seu estudo na particularidade de cada ser humano, na complexidade e singularidade de cada pessoa, nos seus motivos e interesses. O foco desta abordagem não está no ensino em si mesmo, mas na aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento da pessoa humana.

Nesta obra em particular, Colóquio com Personagens I, o que chama a atenção é a questão da abordagem da autocensura na criação, mais particularmente a voz do autor em relação às suas criaturas-personagens, por respeito a um momento particular da sua vida pessoal, que envolve a reflexão sobre a guerra em que a Itália estava comprometida.

Pirandello se permite fazer uma divisão entre seu eu e os seus outros eus que ganham vida como interlocutores de si mesmo. Há neste Colóquio a intenção de calar suas vozes criativas em detrimento de um momento trágico onde não é possível colocar a arte em primeiro plano.

A personagem usando de sua autonomia cria um discurso metafórico desmontando a ideia de separação do autor e faz uma ode à liberdade de criação artística.

Este monólogo ganha múltiplas representatividades, na medida em que a atriz Flávia Bertinelli se utiliza das máscaras, elemento cênico usado como recurso para realizar o diálogo entre autor e personagem, multiplicando as várias possibilidades de vozes propostas pela dramaturgia.

A construção da encenação se deu a partir do espaço utilizado na casa da atriz que possibilitou ressignificar um cômodo do ambiente doméstico. Tudo é construído de forma realista aproveitando os objetos já existentes, apenas deixando para a interpretação e para a imaginação criarem uma atmosfera para além das 4 paredes.

Workshop de máscaras ministrado por Flávia Bertinelli

No dia 24 de abril haverá um workshop de máscaras com a premissa de constituir um espaço de troca de saberes sobre o teatro de máscaras em uma de suas mais intrigantes manifestações teatrais: o fenômeno da commedia dell’arte, atualizando-o em outras formas de uso e utilização, refletindo na cena teatral atual.

O foco será a máscara como um potente instrumento em processos criativos, seja no treinamento do ator, da atriz, assim como, na formação da construção de espetáculos teatrais,  independente da linguagem ou estética. O conteúdo abordado passará pela:

  • Utilização da máscara como instrumento pedagógico: neutra-inteira; meia máscara-neutra e meia máscara expressiva/arquetípica;

  • Conceito de corpo-máscara, tendo como um dos elementos disparadores, a commedia dell’arte;

  • “Corpo-máscara – um corpo em Revolução” na pandemia, dialoga com possíveis mascaramentos da cena teatral atual, diante dos deslocamentos, traços possíveis e atualizações.

  • Traços  possíveis, atualizações e deslocamentos.  possíveis, atualizações e

Sinopse 

Colóquio com Personagens I, trata da angústia do autor diante da entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial, impossibilitando-o de organizar seu universo criador. A presença e teimosia de uma das personagens, impedem-no de fugir à própria verdade e a escritura Pirandelliana, longe de ser um tipo de fuga, torna-se uma reflexão sobre seu próprio processo criativo.

Serviço:

Temporada: Dias 16, 17 e 18 | 23, 24 e 25 de abril às 20h – exibição online + bate-papo

workshop de máscaras ministrado por Flávia Bertinelli – 24 de abril às 15h

Duração: 30 minutos

Classificação etária: livre

Plataforma de transmissão:

https://www.youtube.com/channel/UCVjoO1y3K9B6vOyNZw5Sxkw

Ficha Técnica

Texto: Luigi Pirandello

Dramaturgia e Atuação: Flávia Bertinelli

Direção: Cris Lozano

Assessoria de Som, Luz e Vídeo : Gil Almeida

Marketing Digital: Gil Almeida

 

 

 

Tags: