Exposição ‘Ready Made in Brasil’ fica no Sesi Itapetininga até dezembro

12/10/2018 14:26

A exposição Ready Made in Brasil celebra o centenário da obra Fonte, icônico urinol de Duchamp. Com cerca de 25 obras de artistas como Nelson Leirner, Guto Lacaz e Arnaldo Antunes, a mostra é aberta à visitação gratuita

 

O SESI Itapetininga recebe Ready Made In Brasil, exposição que recebeu mais de 41 mil visitantes no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. As obras ficarão expostas na unidade até o dia 8 de dezembro, de terça a sábado, das 9h às 20h. A visitação é gratuita.

A mostra faz parte do projeto Espaço Galeria do SESI-SP e tem curadoria de Daniel Rangel, trazendo um breve panorama da influência do readymade na produção artística brasileira. Os conceitos de apropriação e deslocamento, bases do readymade, são os eixos condutores da exposição que reúne 16 artistas.

A exposição está espacialmente distribuída a partir de aspectos que consideram tanto cronologia quanto os procedimentos e materiais dos trabalhos dos artistas, com o intuito de permitir que o espectador crie circuitos diversos no mesmo ambiente: obras de artistas históricos, do começo dos anos 1960, estão dispostas ao lado de produções recentes e algumas inéditas de artistas mais jovens.

“A mostra Ready Made in Brasil celebra o centenário da obra Fonte de Marcel Duchamp, primeiro de seus readymades apresentado ao público, e sua ressonância na produção artística brasileira. ” Daniel Rangel ainda destaca que o próprio título da mostra é, em si, um readymade, algo que surge da fusão e da apropriação de dois termos populares: readymade e made in Brasil.

 

 

Sobre o projeto Espaço Galeria SESI-SP

A mostra Ready Made in Brasil faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografia específica.

Tags: