Sesc 24 de Maio apresenta atividades do Cinetruque para se inscrever e aproveitar sem sair de casa

21/01/2021 17:38

Card do Cinetruque Convida | Crédito: Divulgação – Sesc 24 de Maio

Bate-papos sobre cinema e curso de sonoplastia fazem parte das atividades do Cinetruque em Casa que estão com inscrições abertas ou que se iniciam em breve

Sesc 24 de Maio está com a terceira edição do Cinetruque no ar, com publicações pelas redes sociais da unidade e atividades em plataformas fechadas, mediante inscrições. São cursos, oficinas, tutoriais e bate-papos sobre cinema de trucagem para participar sem sair de casa. As programações se iniciaram no dia 09 de janeiro e vão até o mês de fevereiro.
Iniciado em 2019, sob o nome de Cinetruque – Especial Férias de Inverno 2019, o projeto teve sua segunda edição em 2020, o Cinetruque II – Férias Nada Frustradas de Verão, que levaram ao público do Sesc 24 de Maio diversas atividades presenciais relacionadas a cinema de baixo custo. Devido a pandemia do COVID-19, a programação desta vez acontece de forma online e recebe o nome de Cinetruque em Casa!
Nesta edição, dentre as atividades que não necessitam de inscrição e que podem ser visualizadas nas redes do Sesc 24 de Maio, há tutoriais de figurinos feitos na base da gambiarra e de objetos cênicos para produções audiovisuais. Tem também vídeos curtos em formato de pílulas com curiosidades sobre o mundo do cinema e até mesmo uma vídeo novela feita pelos educadores da unidade.
Já as programações com inscrições iniciadas ou com abertura em breve podem ser conferidas abaixo:
CINETRUQUE EM CASA! – CURSOS
Cinetruque Convida – bate-papos sobre Cinema e Vídeo Feitos em Casa – com educadores de Tecnologias e Artes do Sesc SP
Cinetruque Convida é uma série de bate-papos sobre “cinema feito em casa” com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo. O Sesc 24 de Maio convida educadores de outras unidades para compartilharem suas experiências em diversas áreas do audiovisual, traçando um paralelo com a sua ação educacional nos espaços em que atuam, dentro e fora do Sesc.
22/01: Roteiro e Pré-produção – com Mauricio Pinheiro (Sesc Piracicaba) e Sergio Segal (Sesc Campinas)
05/02: Cinema de Criança – Com Erika Kogui (Sesc Pompeia) e Filipe Miranda (Sesc Campinas)
19/02: Adaptações e Gambiarras no Cinema – com Felipe Calixtre (Sesc Jundiaí) e Daniel Seda (Sesc Av. Paulista).
SERVIÇO 
Cinetruque Convida – bate-papos sobre Cinema e Vídeo Feitos em Casa – com educadores de Tecnologias e Artes do Sesc SP
Datas: 22/01, 05/02 e 19/02, sextas, às 15h00
Local: Atividade pelo Microsoft Teams, com inscrições uma semana antes de cada bate-papo em inscricoes.sescsp.org.br
Classificação: a partir de 16 anos
Gratuito
Sonoplastia e Trilha Sonora – com Luiz Ricas
Curso prático em quatro encontros sobre criação de paisagens sonoras e noções de trilhas para produções audiovisuais (propagandas, videoclipes, vídeos de internet, filmes, animações etc.) utilizando o software livre Audacity e outros editores de som ou vídeo gratuitos. Através do som, serão abordados os conceitos básicos do som na linguagem cinematográfica como semiótica, movimentos através do som, paisagem e desenho sonoros e transições de cena. Com Luiz Ricas, educador de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio. Inscrições a partir de 02/02.
SERVIÇO 
Sonoplastia e Trilha Sonora – com Luiz Ricas
Datas: de 09 de fevereiro a 02 de março, terças, às 19h00
Local: Curso pelo Microsoft Teams, com inscrições a partir de 02/02 em inscricoes.sescsp.org.br
Classificação: a partir de 16 anos
Gratuito
Estas e outras ações fazem parte de uma gama de programações online propostas pelo Sesc 24 de Maio em tempos de pandemia, que podem ser acompanhadas pelas redes sociais da unidade, no InstagramFacebook e YouTube.

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições – inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté –, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. 

Saiba +: Sesc Digital

 

 

 

 

 

Tags: