Schaeffler Música traz ao Teatro Municipal Teotônio Vilela, em apresentação gratuita, o Recital de Piano com Ronaldo Rolim

04/10/2018 21:50

Com uma ‘especial capacidade de comover através de suas interpretações’, Ronaldo Rolim é um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros

 

No dia 19 de outubro (sexta-feira), às 20h30, a Schaeffler Música traz ao Teatro Municipal Teotônio Vilela, em apresentação gratuita, o Recital de Piano com Ronaldo Rolim.

Com uma ‘especial capacidade de comover através de suas interpretações’, Ronaldo Rolim é um dos principais nomes da nova geração de pianistas brasileiros.

Aclamado por sua ‘impecável elegância’ e ‘maestria de seu fraseado, agógica e dinâmica’, vem desenvolvendo uma sólida carreira internacional, com recentes apresentações em importantes salas como Carnegie Hall (NY), Tonhalle (Zurique), Wigmore Hall (Londres), entre outras.

De Votorantim para o mundo

Nascido em 1986, Ronaldo Rolim iniciou seus estudos musicais com sua mãe, Miriam Correa, e realizou sua primeira apresentação pública com apenas quatro anos de idade. Em 1998, foi admitido como bolsista integral da Fundação Magda Tagliaferro, de São Paulo. Aos dezoito anos, depois de ser o vencedor dos Concursos Nelson Freire e Magda Tagliaferro, Ronaldo se mudou para os EUA para estudar com o pianista Flavio Varani, na Oakland University, Michigan. Em 2007, foi admitido pelo Peabody Conservatory, de Baltimore, na classe do pianista Benjamin Pasternack, tendo completado o Bacharelado e o Mestrado em Piano Performance. Em 2014, o brasileiro foi um dos poucos selecionados para o programa de Doutorado na Yale School of Music, em New Haven (EUA), onde atualmente estuda com o renomado pianista Boris Berman.

Com apenas 29 anos de idade, Ronaldo Rolim vem se estabelecendo como um dos músicos mais completos de sua geração, premiado em dezenas de concursos no Brasil e exterior. Entre suas mais recentes conquistas destacam-se: 1.º lugar no Bösendorfer International Piano Competition, no Arizona (EUA); 2.º lugar no Concurso Internacional de Piano República de San Marino, em Borgo Maggiore (San Marino); 1.º lugar no Wonderlic Piano Competition, em Baltimore (EUA) e 3.º lugar no James Mottram International Piano Competition, em Manchester (Inglaterra).

Em  junho de 2015, Ronaldo Rolim conquistou o terceiro lugar no renomado concurso Geza Anda, em Zurique, na Suíça, um dos mais importantes do gênero em todo o mundo.  Ronaldo foi o único pianista latino-americano selecionado para participar do concurso e superou 18 concorrentes de vários países até chegar a grande final. O pianista brasileiro, que atualmente mora nos Estados Unidos, também recebeu o ‘Schumann Prize’, prêmio que representa o reconhecimento pelo conjunto de apresentações realizadas ao longo do concurso.

Em maio deste ano, Ronaldo conquistou o 1.º lugar no ‘ 1 st Teresa Carreño International Master Competition’, em  Miami, EUA, na categoria Melhor Música de Câmera.

O pianista, que é nascido em Votorantim, mas tem raízes em Piedade, duas cidades do interior de São Paulo, também tem se apresentado em recitais e concertos no exterior em salas consagradas, como: Carnegie Hall (Nova York, EUA), Steinway Hall (Londres, Inglaterra), Seoul Arts Center (Seul, Coreia do Sul), Thêatre de Vevey (Vevey, Suíça) e Friedberg Hall (Baltimore, EUA). Ronaldo também se apresentou no México, em Portugal, Espanha, Holanda, Itália, Áustria e China. No Brasil, tem sido solista convidado de diversas orquestras, como a Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da USP, Sinfonia Cultura, entre outras. Ronaldo também é membro fundador do Trio Appassionata, grupo que recentemente lançou seu primeiro CD com o selo Odradek Records, em um repertório concentrado em compositores dos EUA.

Tags: