Sarau no Centro Cultural Paulo Freire, em Capão Bonito,  destacará Virginia Woolf

09/01/2018 09:36

O sarau será no Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire, às 20 horas, com entrada franca

 

Abrindo os Trabalhos Culturais de 2018, nesta sexta feira, 12/01, acontecerá um sarau com o mediador da Roda de Leitura – Carlos Eduardo.

O II Sarau de Roda de Leitura terá como tema “Um teto todo delas”.

“Não é preciso ter grandes habilidades em psicologia para afirmar que qualquer garota muito talentosa que tenha tentado usar seu dom para a poesia teria sido tão impedida e inibida por outras pessoas, tão torturada e feita em pedaços por seus próprios instintos contrários, que deve ter perdido a saúde e a sanidade, com certeza”. É Virginia Woolf (1882-1941), quem diz isso no seu célebre ensaio “Um teto todo seu”, de 1929, escrito a partir de palestras que Woolf proferiu nas universidades de Newham e Girton um ano antes.

Convidada para falar sobre “As mulheres e a ficção”, Woolf é clara: “a mulher precisa ter dinheiro e um teto todo seu se quiser escrever ficção”. A partir dessa constatação, já no início do ensaio, é que ela nos mostrará como chegou a esta conclusão.

Carregada de ideais igualitários, o ensaio de Virginia Woolf mostra a luta feminista dos séculos XIX e XX como, por exemplo, a defesa da luta da mulher para a entrada no mercado de trabalho, direito ao voto, inserção na universidade e espaço para a produção cultural e intelectual.

 

Tags: