Rogério Sardella: ‘Artes&Espetáculos’

04/06/2019 19:51

 

Rogério Sardella

Artes & Espetáculos

 

Fernanda Montenegro: a ‘Dona do Pedaço’

Não é por acaso que Arlette Pinheiro Esteves Torres, nome verdadeiro de Fernanda Montenegro, é considerada uma das maiores atrizes brasileiras, com destaques no teatro, cinema e dramaturgia.

Embora rápida, sua passagem pela nova novela das nove, A Dona do Pedaço (Globo), foi digna de aplausos e inúmeros comentários.

A veterana atriz deu show de interpretação e de presença em cena, principalmente nas cenas em que foi vingar a morte das crianças.

Mesmo ao lado de companheiros talentosos e experientes, como Nívea Maria, Fernanda literalmente foi a verdadeira ‘dona do pedaço’!

 

Falando em novela das nove…

Verdade seja dita. Juliana Paes começou bem. Como protagonista da trama de Walcyr Carrasco, a atriz tem em mãos uma bela oportunidade para fazer de Maria da Paz um dos maiores sucessos de sua carreira, mas a personagem simples do início da novela simplesmente desapareceu. No lugar, uma forçada madame, que rapidamente mudou até mesmo o jeito de falar. E claro, o público não perdoa a mudança de vida da agora mais nova bem-sucedida empresária.

Vinte anos na ficção passaram muito rápido. O autor deveria ter explorado mais a luta da boleira, que em poucas cenas ampliou exageradamente o seu número de empresas.

O próprio reencontro de Maria da Paz com seu grande amor, Amadeu (Marcos Palmeira) poderia ser deixado para mais tarde. Quem sabe na metade da novela…

As duas crianças desaparecidas (uma acolhida numa casa de freiras) e a outra encontrada por um rico casal nas ruas do Espírito Santo, na vida real, seria diferente.

Qual instituição ou simples cidadão não registraria boletim de ocorrência em caso de criança desaparecida?

A trama falhou ao não mostrar a família biológica buscando o paradeiro das crianças, inclusive nas delegacias da região ou até mesmo na cidade grande, onde a segunda foi parar.

E o que dizer dos pais ricos? Nada de procurar o Conselho Tutelar… Um juiz amigo bastava? Quer dizer, o dinheiro falta mais alto?

Outro absurdo: aquela família que invadiu uma casa em São Paulo (tudo bem que isso deve ocorrer muito), mas logo na chegada todos os membros entraram na casa da vizinha e com a maior liberdade, abriram a geladeira e literalmente fizeram a festa. Isso não existe!

Pode ser cedo para uma análise, mas tomara que A Dona do Pedaço não repita os mesmos ingredientes que fizeram de suas antecessoras (Segundo Sol e mais ainda O Sétimo Guardião), novelas que acabaram fracassando na audiência.

É aquela velha história de perder o rumo…

 

Perdas no mundo artístico

A sambista Beth Carvalho, aos 72 anos, no dia 30 de abril, por infecção generalizada

A atriz Lady Francisco, 84 anos, em 25 de maio, após um mês hospitalizada em decorrência de complicações de uma cirurgia no fêmur.

     

Guilherme Palaia, cantor serjanejo, aos 26 anos, vítima de acidente de moto, no dia 30 de maio

O cantor Gabriel Diniz, aos 28 anos, no dia 27 de maio, vítima de acidente aéreo.

 

 

 

 

Topíssima

Se existem novelas fora da Globo? Com certeza. Enquanto emissoras como SBT e Record continuarem a produzir seus folhetins, muitos atores, novatos ou não, terão a oportunidade de continuar trabalhando nesta arte, tão cheia de altos e baixos.

Assim a Record estreou Topíssima, uma trama simples, mas com poucos núcleos, misturando a alta sociedade, a periferia e o tráfico de entorpecentes. Como protagonistas, Camila Rodrigues e Felipe Cunha.

Camila já trabalhou na Globo, em produções como a novela América, a minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, Malhação, Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outras,  depois, várias atuações na própria Record.

Já Felipe entrou para o Exército Brasileiro aos 18 anos. Descoberto por um produtor para participar de um concurso de beleza, acabou se interessando pela carreira artística e passou a estudar teatro, participando de peças, até ser convidado pela produtora de elenco da TV Record, Mônica Teixeira, em 2014, onde participou de várias produções.

Escrita por Cristiane Fridman, no elenco nomes conhecidos como Cristiana Oliveira, Sidney Sampaio, Emílio Orciollo Netto, Paulo Cesar Grande, Eri Jhonson, Isabel Fillardis, Bemvindo Sequeira, Denise Del Vecchio, Floriano Peixoto, Silvia Pfeifer, Maurício Mattar, Kadu Moliterno e até mesmo Suzana Alves (ex-Tiazinha).

Segundo informações, Topíssima não tem alcançado números satisfatórios na audiência, chegando a amargar míseros 5,2 pontos em momentos mais críticos.

De qualquer forma, a novela é uma alternativa para quem procura por este tipo de entretenimento fora da Globo.

Centenário Jacob Bazarian

Uma série de atividades marcarão as comemorações do centenário de nascimento do filósofo, jornalista, escritor, ativista político e professor universitário, Jacob Bazarian.

A programação inclui a importante palestra pela FKB, livro pela Revista Top da Cidade e uma exposição está prevista com realização do MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga.

Considerado o mais importante intelectual da cidade de todos os tempos, Jacob completaria 100 anos no dia 06 de outubro.

 

Agnaldo Timóteo tem melhora

Fake News anunciavam a morte do cantor Agnaldo Timóteo, de 82 anos, logo após sua internação, em 21 de maio.

Vítima de acidente vascular cerebral, o cantor passa por fisioterapia para acelerar a recuperação clínica.

Ele já saiu do coma induzido, respira sem a ajuda de aparelhos e conversa com familiares.

 

 

Elba Ramalho ontem e hoje

Nas fotos, Elba Ramalho em 1980 e atualmente, aos 67 anos e em plena atividade.

Você acha que a aparência da cantora mudou muito?

 

 

 

 

Revista Top da Cidade

A nova edição da Revista Top da Cidade começa a circular a partir deste final de semana.

Como sempre, imperdível!

 

Filisbino

Uma notícia assustou ouvintes do Rancho do Filisbino, no último dia 25, quando o apresentador Luiz Honório de Oliveira sentiu-se mal durante transmissão ao vivo de seu programa, diretamente de um estabelecimento comercial de Itapetininga.

Levado às pressas para atendimento médico, após exames, contatou-se que o apresentador sofrera A.T.I. (Acidente Isquêmico Transitório).

Em repouso e conforme familiares, ele melhora a cada dia e certamente não vê a hora de voltar a fazer aquilo que mais ama e é uma das principais razões de viver: a comunicação.

 

Rogério Sardella
rogeriosardelacontato@yahoo.com.br

 

Tags: