Regimento Deodoro abre torre de observação centenária para visitação

15/02/2019 14:08

A Torre de Observação Meteorológica do Colégio São Luís é um grande símbolo da capacidade arquitetônica e científica dos padres jesuítas em Itu

O museu do Regimento Deodoro ganhou mais uma atração para os visitantes. Foi inaugurada, no dia 25 de janeiro, a restauração da antiga torre jesuítica de observação. Com 20 metros de altura, a torre construída durante a época do Colégio São Luís poderá agora ser visitada pelos turistas.

Foi realizada uma solenidade para a inauguração da placa no Auditório do Regimento Deodoro. Descerraram a placa, o SGT Moura, chefe da equipe responsável pela restauração da torre, e o CB Eduardo, responsável pela pesquisa de histórica e organização do museu.

A Torre de Observação Meteorológica do Colégio São Luís é um grande símbolo da capacidade arquitetônica e científica dos padres jesuítas em Itu. A Torre foi o primeiro e, por muito tempo, o único observatório meteorológico instalado em um colégio no Império Brasileiro.

Além de ser utilizado em caráter educacional para os alunos do Colégio, o observatório trabalhava de forma integrada com a Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo, fornecendo informações sobre o clima e o tempo para Capital do Estado.

As atividades meteorológicas realizadas pelos jesuítas no Colégio São Luís ajudaram a desenvolver algumas áreas no Brasil, sobretudo, na agricultura paulista.

Os visitantes poderão conhecer essa nova atração do Museu do Quartel aos sábados, domingos e feriados, das 09h as 16hs.

 

(Fonte: http://www.2gacl.eb.mil.br/index.php/noticias/259-regimento-deodoro-abre-torre-de-observacao-centenaria-para-visitacao?fbclid=IwAR191DPlW-CxV6uFipp60Dk951btzydmvnnwvuZ-k7D7_OZ6-yHpnM3DtPc. Publicado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 15h05 | Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 11h36)

Matéria enviada pela Correspondente Cultural do ROL em Itu, Mônia Sales
Tags: