Realizada ontem a 1a. Reunião de Departamentos de Estudos do IHGGI

20/08/2015 22:47

A reunião esteve sob a presidência do confrade José Luiz Nogueira e várias atividades foram programadas

Foto 1a. reuniao conjunta dos departamentos 19 ago 15 no CRI

Noemia Conceição Marini, Alba Regina Franco Carron Luisi, Angelo Ricchetti, Maria do Rosário Slveira Porto, José Luiz Nogueira e Diva Brito

Foi realizada na noite de ontem, 19, na sede social do CRI-Clube Recreativo de Itapetiningano, a primeira reunião reunindo os confrades e confreiras encarregados dos Departamentos de História, Geografia e Genealogia, respectivamente Alba Regina Franco Carrol Luisi, Noemia Conceição Marini e José Luiz Nogueira.

 

Iniciou às 20 horas e contou com as presenças também do presidente do IHGGI, Helio Rubens de Arruda e Miranda (que saiu logo após o inicio devido a um compromisso assumido anteriormente), do confrade Ângelo Lourival Ricchetti, da confreira Maria do Rosário Silveira Porto e da convidada especial Diva Brito.

 

O primeiro assunto foi a realização de uma ‘Mostra de Casarões de Itapetininga’, com exposição de quadros pintados por artistas de Itapetininga e de outras cidades, uma sugestao feita pelo confrade Roberto Lima de Lara, que não esteve presente mas sua idéia foi repassada pelo Presidente. O confrade Ângelo sugeriu que se inclua nessa mostra também nessa fotografias dos casarões.

 

Outra proposta foi a realização de uma Mostra sobre a Revolução de 1932, sugerida pelos confrades Jefferson Biajone e Afrânio Franco de Oliveira Mello.

 

A confreira Alba Regina, coordenadora do Departamento de História do IHGGI, sugeriu que fosse ministrada uma palestra pelo professor Dagoberto Mebius, residente em Sorocaba, sobre o ‘Colégio Lageado’, que existiu em Campo Largo, atual Araçoiaba da Serra, onde estudou o Cel Fernando Prestes de Albuquerque. Foi solicitado ao presidente Helio Rubens que verificasse a possibilidade de realização dessa palestra.

 

A confreira Noemia C. Marina, coordenadora do Departamento de Geografia do IHGGI sugeriu que fosse feita uma visita à DERITA – Diretoria de Ensino de Itapetininga,  no sentido de se obter dela uma listagem dos professores de História e de Geografia em Itapetininga, com o objetivo de convidá-los a integrar os grupos de estudos do IHGG mediante mensagens informando a realização das palestras e outras atividades do IHGGI.A confreiras Noemia e Alba ficaram de agendar essa visita.

 

A confreira Maria do Rosário sugeriu que fossem elaborado projetos tanto de História como de Geografia, para melhor desenvolver as tarefas que se pretendem realizar e se colocou a disposição de todos para ajudar nesse sentido. Sugeriu ainda a elaboração de um pequeno questionário para enviar aos professores que serão contatados pelas confreiras Noemia e Alba e que fossem incluidos nos projetos oficinas de História, de Geografia e de Genealogia.

 

O Confrade José Luiz Nogueira, coordenador do Departamento de Genealogia agradeceu a todos pela presença e sugeriu que as reuniões sejam sempre em conjunto, visto que os assuntos se autocompletam. e propôr  que pretende seja realizado pelo IHGGI  um curso de Genealogia, com os confrades explicando todos os quesitos que envolvem o assunto, tipo como montar uma Árvore Genealógica, como fazer pesquisas nos CHF, como usar programas de Genealogia, como montar gráficos e visita aos centros de informação de Itapetininga, como a Igreja Mórmom, de modo a que todos aprendam como funcionam esses centros e como devem ser feitas as pesquisas.

 

Um novo encontro dos tres Departamentos de Estudos ficou agendado para o dia 1º de setembro de 2015, uma terça-feira, as 19h30, no mesmo local, na sala de Leitura do CRI.

 

Ao final da nossa reunião participou o presidente interino do CRI, Alexandre  Zanani, que eiterou a disposição do CRI de ceder uma  sala, com acesso livre ao IHGGI.

Tags: