Rafael Mendes: ‘A disciplina não é outra coisa senão uma virtude’

06/10/2021 13:18

Rafael Mendes

A disciplina não é outra coisa senão uma virtude

A disciplina não é outra coisa senão uma virtude — e das mais importantes, pois sem ela o ser humano não se realiza, não amplifica seus talentos e aptidões. Quem de nós não conhece uma pessoa ultratalentosa, mas que, por ser indisciplinada, ainda não encontrou seu espaço na sociedade?

Em seu famoso discurso em defesa do poeta Arquias, Cícero, o mais importante orador de todos os tempos, descreve o que se obtém quando ao talento se junta a disciplina:

Confesso que houve muitos homens magnânimos e de excelentes virtudes, embora sem erudição, que, por sua tendência e natureza quase divina, foram por si próprios justos e sábios. Acho até que a natureza sem doutrina contribui mais frequentemente para a glória e para a virtude do que a doutrina sem a natureza. Contudo, eu mesmo ouso afirmar que, se a uma natureza excelente se reúne o estudo e a cultura, esta aliança produzirá algo de brilhante e de singular. (Tradução de Maximiano Gonçalves)

É a disciplina a virtude que permite alcançar objetivos, inibindo os excessos e tornando o indivíduo inclinado à ponderação e ao bom senso.

São quatro as fontes de estímulo que fomentam uma existência disciplinada e produtiva: a consciência de que a vida não cessa, o amor à família, o apreço ao trabalho bem executado e a vontade constante de autoaperfeiçoamento.

Disciplinar é priorizar com racionalidade as demandas da vida. Com efeito, no ápice das prioridades da pessoa inteligente sobrepaira a conquista da felicidade. É precisamente aí que emerge o valor da disciplina, uma vez que sem ela a felicidade não passa de uma utopia.

 

Rafael Mendes

 

 

 

 

 

 

Tags: