Rádio Cultura celebra os 30 anos da Jazz Sinfônica Brasil, neste sábado (27/6)

25/06/2020 20:12

Especial destaca apresentações da orquestra com grandes nomes da música brasileira

Neste sábado (27/6), vai ao ar nas Rádios Cultura FM (103,3) Cultura Brasil (1200 kHZ) o Especial Jazz Sinfônica Brasil, 30 anos. A faixa, exibida às 20h, destaca apresentações da orquestra transmitidas pelas duas rádios com grandes nomes da música brasileira. Paulinho da Viola, Fafá de Belém e Moraes Moreira, falecido em abril deste ano, são alguns nomes.

Ao longo da atração, o atual diretor da Jazz Sinfônica, Antonio Ribeiro, ainda faz um balanço desses 30 anos e conta sobre os próximos planos da orquestra. Para completar a edição, depoimentos dos atuais maestros, João Maurício Galindo e Fábio Prado, que falam dos arranjos originais e da união entre música popular e sinfônica.

Em seu primeiro concerto, que contou com Tom Jobim, no ano de 1990, a sinfônica deixou claro que sua missão era manter viva a memória das orquestras da era de ouro do rádio. Assim, vestiu as melodias populares com arranjos sinfônicos e foi responsável por criar uma estética orquestral brasileira.

Com apresentação e produção de Alexandre Ingrevallo, o programa vai ao ar também no site da Cultura FM.

Sobre a Jazz Sinfônica Brasil

A orquestra, que tem como atual gestora a Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, foi criada em 1989 e seu primeiro concerto foi em 1990, com participação de Tom Jobim. É composta por 70 músicos e faz apresentações não só no estado de São Paulo, como também pelo Brasil e outros países. Foi conduzida por grandes maestros, como Cyro Pereira e o pianista e compositor Nelson Ayres.

 

 

 

 

 

Tags: