Publicação sobre o Saci-Pererê deverá ser lançada este ano

16/01/2017 17:39

A figura mítica do Saci-Pererê

 
Uma coletânea de histórias, depoimentos, poesias e desenhos sobre o mais conhecido mito brasileiro:o Saci-Pererê. Foi essa a proposta lançada em 2007 pelo historiador e folclorista Carlos Carvalho Cavalheiro, em parceria com a editora Crearte, para comemorar os 90 anos da abertura do Inquérito sobre o Saci, proposta por Monteiro Lobato.
Lobato conclamou os leitores do jornal “O Estado de São Paulo”, no ano de 1917 a enviarem relatos sobre o mito brasileiro. A riqueza dos depoimentos gerou a publicação do livro “O Sacy-Pererê – Resultados de um Inquérito”.
Com a intenção de verificar o quanto o mito havia se transformado depois de 90 anos, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro propôs a “Reabertura do Inquérito”.
As colaborações foram publicadas no site da Editora Crearte (http://www.crearte.com.br/saci.htm) e estão disponibilizadas ao público.
Ainda assim, para comemorar este ano (2017) o Centenário do Inquérito, Carlos Cavalheiro se propôs a publicar em forma de livro.
Para tanto, está solicitando o apoio cultural de quem esteja disposto a auxiliar nesse produção.
“Há uma infinidade de estabelecimentos comerciais, empreendimentos, associações que utilizam a figura do Saci. Pode ser que se interessem em nos ajudar a angariar os recursos para a publicação do livro. De outra forma, existem também sindicatos, comércios, indústrias, escritórios, pessoas físicas que possam se interessar em colaborar para que esse projeto se concretize”, afirma o historiador.
Interessados em colaborar com recursos para a publicação podem entrar em contato com o professor Carlos Cavalheiro por meio de correio eletrônico: carlosccavalheiro@gmail.com
Tags: