Professor Jefferson Biajone resgata a memória dos ex-combatentes de Itapetininga

28/11/2016 16:54

Este ano de 2016 foi profícuo a atividade de resgate da história, dos feitos e da memória dos ex-combatentes de Itapetininga que participaram das revoluções de 1924, 1930 e 1932, bem como a Segunda Guerra Mundial.

 

Nesse sentido, faremos uma retrospectiva às ações desenvolvidas por entidades cívico-culturais em nossa cidade em prol desse resgate, a citar a Associação dos Ex-Atiradores e Amigos do Tiro de Guerra de Itapetininga (AEATGI), o Departamento de História Militar Terrestre do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga, o Núcleo MMDC Paulistas de Itapetininga! As Armas, sucursal da Sociedade Veteranos de 32-MMDC no município e o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga, bem como sinalizaremos para as ações previstas para ocorrer em 2017, outro ano repleto de expectativas para a continuidade deste resgate que tem contribuído para valorizar Itapetininga pela sua rica história e pujante memória cívica e militar.

 

autoridades

Com início pelas ações desenvolvidas em prol da memória de Revolução Constitucionalista de 1932, o Núcleo MMDC de Itapetininga em parceria com o 22º Batalhão de Policia Militar do Interior (22º BPM/I) realizou a 10 de junho de 2016 a Solenidade Comemorativa dos 84 anos da Juventude Constitucionalista do Setor Sul na qual autoridades civis e militares, bem como personalidades de destaque foram homenageadas pela Sociedade Veteranos de 32-MMDC. Já em 15 de Julho, agora em parceria com o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Fatec Itapetininga, o Núcleo realizou a concessão de um banner ao Monumento e Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 1932 existente em São Paulo, também conhecido como o obelisco do parque Ibirapuera.

b6

Neste pôster MMDC que foi elaborado por alunos de ADS pertencentes ao projeto de iniciação científica Morada de Heróis do referido curso superior da Fatec Itapetininga, há QRCODEs cuja leitura por dispositivo móvel permite acesso a conteúdos sobre a história de vida dos jovens da sigla M.M.D.C., Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dáusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade, bem como de Orlando de Oliveira Alvarenga, do mártir Paulo Virginio, do general Júlio Marcondes Salgado e do governador Pedro de Toledo.

 

jefferson-1 

autoridades

Além da elaboração e doação do pôster, a mesma tecnologia QR CODE foi empregada no Cemitério Municipal de Itapetininga em 17 de setembro, quando o Núcleo MMDC de Itapetininga em parceria com a Fatec Itapetininga e o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapetininga realizaram a Solenidade Comemorativa dos 84 anos da Juventude Voluntária Constitucionalista, ocasião em que foram afixados nos túmulos de Fraterno de Mello Almada e Clineu de Mello Almada QRCODE contendo suas histórias de vida e no Cemitério São Paulo (capital) QRCODE contendo a história de vida do ex-combatente Clineu Braga de Magalhães, cujo diário de campanha foi também reeditado e lançado em edição digital comemorativa pelo referido núcleo na mesma data.

1932  2016

Depois, já no Dia dos Finados de 2016, o Cemitério de Itapetininga recebeu mais quatro placas afixadas em túmulos nele existentes, os dos ex-combatentes de 32 soldado Rafael Nhová Santiago, cabo Durvalino de Toledo e a enfermeira Juliana Fabiano Alves.

jefferson-3

O banner que doado foi pela Fatec Itapetininga em 2014 contendo o caminho otimizado aos quinze túmulos de ex-combatentes itapetininganos e que desde então exposto é ao público no Dia dos Finados recebeu também mais dois QR CODEs adesivados, estes do Coronel Fernando Prestes e de seu filho Dr. Júlio Prestes de Albuquerque.

 

jefferson5

A expectativa do Núcleo é de que em 2017 os túmulos desses dois ícones itapetininganos recebam também seus respectivos QRCODEs com acesso a suas histórias de vida. Das estatísticas levantadas por Sérgio Augusto Peiretti, um dos acadêmicos da Fatec participantes do projeto Morada de Heróis, mais de 1800 acessos foram verificados na totalidade desses códigos em atividade junto aos túmulos via dispositivo móvel de seus visitantes só no Dia de Finados deste ano.

 

Ainda em 2016, outro projeto do Núcleo MMDC realizado em parceira com a Fatec Itapetininga foi o da elaboração da edição comemorativa de CRUZES PAULISTAS (1936), obra considerada a Bíblia da Revolução de 32 e que neste ano completou oitenta anos da publicação de sua edição impressa. A nova edição, que será 100% digital e de acesso gratuito, será lançada nas comemorações dos 85 anos da Revolução em 9 de Julho de 2017 e, em 2018, é intenção dessa duas entidades ter CRUZES PAULISTAS nas história de vida de seus 628 ex-combatentes de 32 retratados disponibilizada 100% em audiobook, a primeira iniciativa do país relativa ao resgate da memória de 32 na modalidade auditiva.

jefferson-cruzes 

jefferson-cruzes2

 

Com relação às ações que foram desenvolvidas em prol da memória de Segunda Guerra Mundial, o Portal dos Ex-Combatentes de Itapetininga, em parceria com a Associação dos Ex-Atiradores e Amigos do Tiro de Guerra de Itapetininga (AEATGI) realizaram a elaboração e instalação de QR CODE contendo o histórico de vida dos pracinhas Victório Nalesso e Argemiro de Toledo Filho, quando ambos tiveram seus nomes concedidos ao Museu do Tiro de Guerra de Itapetininga e a Sala de Instrução desta organização militar durante a solenidade comemorativa do 1º ano de aniversário da AEATGI em 31 de outubro de 2016.

jefferson-6
jefferson-7

No Dia de Finados de 2016, o Portal teve afixado no Cemitério de Itapetininga QRCODE contendo o histórico da participação dos 34 pracinhas itapetininganos na Segunda Guerra Mundial e para o ano de 2017, nas comemorações dos 72 anos do Dia da Vitória (8 de maio) previstas estão a concessão da medalha pracinha itapetiningano a personalidades diversas e a inauguração da Galeria dos Ex-Combatentes da Segunda Guerra Mundial na versão digital que também por QR CODE tornará o Tiro de Guerra de Itapetininga o primeiro do país em possuir semelhante galeria.

jefferson-guerra

As entidades aqui citadas agradecem a todos que direta e indiretamente colaboraram para o resgate da história, dos feitos e da memória dos ex-combatentes de Itapetininga nas ações que foram relatadas durante 2016 e deseja a todos um feliz natal e próspero 2017!

Tags: