Professor Carlos Cavalheiro, colunista do ROL, conquista o título de ‘Mestre em Educação’

24/02/2017 23:41

Professor Carlos Cavalheiro conquista o título de Mestre em Educação

 

 

                O professor, escritor e poeta Carlos Carvalho Cavalheiro foi aprovado na defesa de dissertação de Mestrado em Educação, no último dia 23 de fevereiro. Carlos Cavalheiro é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz e colunista dos jornais “Tribuna das Monções” e “Jornal ROL (Região On Line)”.

Autor de 21 livros publicados, Carlos Carvalho Cavalheiro iniciou o seu Mestrado em 2015, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação, daquela Universidade.

Com o título “´Tá vendo aquele edifício, moço? Lugares de Memória, Produção de Invisibilidade e processos educativos na cidade de Sorocaba”, a dissertação procura entender como são produzidos os lugares de memória, nos espaços públicos, e como a história e a memória “oficiais” ofuscam as outras memórias, de grupos historicamente subalternizados.

A dissertação foi estruturada em cinco capítulos e a despeito do título traz também informações sobre o uso da memória enquanto recurso pedagógico na cidade de Porto Feliz.

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro foi orientado pela professora Dra. Dulcinéia de Fátima Ferreira e co-orientado pela professora Dra. Rosalina Burgos. Na banca de defesa participaram o professor Dr. Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho (UNISO) e a professora Dra. Maria Carla Corrochano (UFSCar).

O resultado final foi aprovação com conceito “A” e o seguinte parecer da Comissão Julgadora: “A Banca destaca que o trabalho traz  contribuições para a região de Sorocaba de caráter relevante. Destaca seu caráter interdisciplinar e indica sua publicação, e em artigos”.

 

Tags: