Porto Feliz participa do V Festival Cena Teatral TAPERÁ

19/08/2019 07:17

Cia. De mala e cuia representará a cidade de Porto Feliz com duas cenas curtas selecionadas  no V Festival Cena Teatral Taperá 

Cia. de mala e cuia representará a cidade de Porto Feliz com duas cenas curtas  selecionadas  no V Festival Cena Teatral Taperá. O grupo tem como diretora teatral profª de teatro Laioan Perret e leva ao festival dois gêneros teatrais bem diferentes “Reminiscência“- Drama A cena consiste em estimular a reflexão sobre o envelhecimento como processo contínuo que segue o ciclo da vida humana , focando questões sobre mudança de comportamento nesta fase, decorrente da própria idade e que muitas vezes as doenças é encarada pela família como somente perda de memória ou velhice. Um novo olhar de autocuidado familiar alerta o público a reflexão sobre a doença Alzheimer. E com o gênero Contação de Histórias “A Lenda do sol e da lua“,  a apresentação consiste em estimular a reflexão sobre nossas qualidades humanas, a natureza e um Deus que tudo pode. O público vai viajar com a lenda do Sol e da Lua uma das mais belas e tristes histórias de amor., através da arte de contar , cantar e encantar histórias.

O grupo conta com atuação no palco da  atriz  Raquel Moraes e da contadora de histórias Sonia Jaqueline Oliveira, premiada pelo MINC como  mestre em cultura popular em 2018, é membro da RIC (Red Internacional de Cuentacontos), os auxiliares técnicos  conta com o apoio do ator Matheus Neves estudante de artes cênicas  e Maria Alice C. Oliveira bailarina e estudante de fisioterapia.

O evento que acontece entre os dias 13 a 15 de setembro, recebeu 30 propostas das cidades: Campinas, Carapicuíba, Holambra Itu, Jandira, Lins, Lorena, Marília, Piracicaba, Porto Feliz, Quadra, Sorocaba, Santos, Serra Azul, Salto de Pirapora, São Paulo e Tatuí, totalizando 5 regiões do estado.
O idealizador do Festival Taperá, Marcelo Sanntto afirma “O Taperá ainda existe, pois é difícil a realização de um evento de cenas de teatro de 5 a 20 minutos, devido a união de todos os artistas envolvido que acredita e investe no evento como ação cultural formadora e o profissionalismo para com todos os grupos é muito presente, atualmente faz parte do evento mais de 60 grupos com mais de 100 cenas, ao totalizando 30 cidades de 2 estados brasileiros.
Essa edição o homenageado será o Coletivo de hip hop, Pátria Nossah, pois há 10 anos em atividades na cidade de Salto. O evento é realizado pela STCA produções de Salto/SP e co-realização do Coletivo Allegro do Guarujá/SP, Grupo Awen de Santos/SP, Cia. Gufa de São Paulo e com apoio da Secretária de Educação e Cultura de Salto.”
Em tempo o ano de 2018 Porto Feliz, ganhou o troféu “Melhor Divulgação” no festival com o grupo Viva História Viva – Narração Oral Tradicional com a cena ” O Vaqueiro que nunca mentiu”, o qual foi um sucesso!
Fonte: pg/festivalcenateatraltapera/posts

 

Tags: