Poeta Gonçalves Viana promove Roda de Conversa Lítero-Poética

13/05/2019 17:03

Com o tema ‘A poesia em seu estado mais simples’, a Roda de Conversa será realizada no dia 18 de maio (sábado), às 10h, na Livraria Nobel

Com o tema ‘A poesia em seu estado mais simples’, o poeta Gonçalves Viana promoverá Roda de Conversa no dia 18 de maio (sábado), às 10h, na Livraria Nobel (R. Barão de Tatuí, 867 – Jd. Vergueiro – Sorocaba – 15 3219-6969).

No encontro, Viana apresentará uma visão geral sobre as escolas lítero-poéticas, como o Modernismo, a Poesia Marginal, o Concretismo etc., mas focando, em especial os poemas monotróficos (ou monostrófico, isto é, que apresentam uma única estrofe com sete sílabas poéticas em cada verso ), como o Haicai (também chamado de ‘Haiku’ ou ‘Haikai’, poema curto de origem japonesa, do séc. XVI),  a Trova (poema autônomo monostrófico), o Sijô (forma poética tradicional coreana ) e o Rubai (trova popular dos persas, turcos, árabes etc.)

Gonçalves Viana

Gonçalves Viana

Aparecido Gonçalves Viana é natural de Itatinga (SP) e desde os dois anos reside em Sorocaba. É Projetista Mecânico aposentado. Foi Fundador e ex-presidente do grupo ‘Coesão Poética de Sorocaba’ e, também, do grupo cultural Sorocult.

Participou, ainda, do Instituto Literário Paulo Tortello – Poesia em Debate  e é colunista do Jornal Cultural ROL.

Escreveu crônicas para o jornal-revista Provocare.

É autor dos livros de poesias: ‘Vertentes’ (2006), ‘Quase cai… – Haikais’ (2007), ‘Estilhaços’ (2008), ‘Fluxos e refluxos'(2010), ‘Por uma deusa’ (2016), ‘Meus versos’ (2017) e ‘Quadras Quadradas’ (2019). Tem participação, também, em várias Coletâneas.

Tags: