Pietro Costa: ‘Literatura nas redes sociais’

17/02/2021 11:43

Pietro Costa

Literatura nas redes sociais

Nesse tempo de pandemia, de angústias, desalentos e incertezas, a interatividade das novas plataformas, abrangendo as redes sociais, as ferramentas digitais de comunicação, publicação e divulgação, é um fenômeno que gerou novas possibilidades de integração entre as pessoas, até mesmo no que se refere à literatura, expandindo o acesso aos livros, demonstrando que há abundante vida intelectual e literária fora dos cânones, desenvolvendo um sentimento de comunidade literária, contribuindo para a criação e disseminação de conteúdos, ensejando a aproximação e debate entre autores e autoras de diversos gêneros literários, otimizando a formação do público-alvo.

Entretanto, o uso alienado dos recursos tecnológicos pode culminar em vários prejuízos para a performance e a formação literária.

Tais nuances, entre vários outras, foram debatidas no dia 15/02/2021, a partir das 15h00, em um diálogo muito profícuo e estimulante com a diretora da Helvétia Edições (Suíça), Jannini Rosa, sobre a Literatura nas redes sociais, a palestra que me coube proferir, na abertura da 1ª Feira do Livro Virtual da Helvétia. Há que se frisar também a significativa participação do público que acompanhou a live, contribuindo com ótimas intervenções.

Pude também, divulgar algumas iniciativas de parceiros e parceiras que têm contribuído para tornar as redes sociais um lugar especial de aprendizagem, mediante iniciativas fantásticas que compreendem, por exemplo, lives sobre técnicas/dicas de escrita e inserção no mercado editorial; oficinas e cursos com estratégias para despertar a sensibilidade criativa; lives de autores contemporâneos de diversas vertentes literárias e produtores culturais, repartindo suas vivências, etc.

Expus a minha trajetória profissional, como escritor, poeta, agente e produtor cultural, e algumas parcerias realizadas; além de apresentar os meus quatro livros (Entre a caneta e o papel, Chiado, 2018 / A Rosa dos Ventos, Art Letras, 2019 / Juras de Poesia Eterna, Art Letras, 2020 / Urbanos, Art Letras, 2020) e falar um pouco da obra que será lançada no corrente ano, Lua a Pino. Ao final, recitei o poema Os Mundos de Clarice, em homenagem à saudosa escritora ucraniana de coração brasileiro.

Com imensa honra e júbilo, agradeço à Helvétia Edições pelo convite, e a parabenizo pela iniciativa de nos proporcionar um evento tão grandioso, que representa uma preciosa oportunidade de fazer edificantes e duradouras conexões literárias.

Nos links ao final do texto, a palestra está disponível, na íntegra, para quem se interessar.

Saudações fraternas a todos e todas que nos prestigiaram, assistindo, divulgando e comentando.

 

PIETRO COSTA

https://www.youtube.com/watch?v=7m4Cs2Om9qk&feature=youtu.be

 https://www.youtube.com/watch?v=fxrG7nQKKFs

 https://pietrolemoscosta.blogspot.com/2021/02/literatura-nas-redes-sociais-pietro.html

 

 

 

 

 

Tags: