Pela primeira vez, Virada Cultural Paulista deve ser realizada em Itapetininga

21/04/2017 00:59

O maior evento cultural do Estado poderá ser realizado pela primeira vez em Itapetininga

 

Atendendo a um pedido do deputado estadual Edson Giriboni, o secretário estadual de Cultura do Estado, José Luiz Penna, afirmou que Itapetininga foi escolhida para receber a Virada Cultural Paulista. Essa será a 11ª edição da Virada, levando shows de artistas locais e de renome nacional nas cidades do interior e litoral do Estado, além de outras atividades culturais gratuitas durante 24 horas ininterruptas.

O secretário de Cultura de Itapetininga, Beto Hungria, corre para viabilizar a Virada, marcado para o último final de semana de maio, “ é um prazo pequeno para um acontecimento desse porte, mas estamos fazendo o possível, pois sabemos que será o maior evento cultural da história da cidade e da região”.

Sobre a realização da Virada em Itapetininga, Penna diz que é o primeiro de vários eventos, “ um município que merece nossa atenção especial. Vamos agitar a cultura e os produtores culturais da cidade”, afirmou.

A Virada Cultural Paulista é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, desde 2007, em conjunto com as prefeituras, estimulando os municípios a montarem programações paralelas, com artistas da cidade, de forma a dar visibilidade à produção cultural local. Também busca promover a integração entre os moradores dos municípios participantes; promover a produção cultural de cada uma das localidades; promover o intercâmbio entre os municípios participantes; estimular e facilitar o acesso aos bens culturais; revitalizar o espaço público; fortalecer a relação entre os governos do Estado e dos Municípios.

A iniciativa foi inspirada nas nas “noites brancas européias”, onde diversas cidades européias realizam atividades culturais por várias regiões e em horários que invadem a madrugada. A primeira “noite branca” ocorreu em 2002, na cidade de Paris. No Brasil, a primeira Virada foi realizada na cidade de São Paulo em 2005.

Tags: