Parceria da Companhia das Letras com a Funap vence Prêmio IPL – Retratos da Literatura

17/12/2016 16:22

O ‘Programa de Incubação de Clubes de Leitura’ recebeu ontem o Prêmio IPL – Retratos da Literatura, sendo homenageado na categoria Cadeia Produtiva

dsc_0026O trabalho é uma parceria da editora Companhia das Letras com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, órgão vinculado a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). A cerimônia ocorreu no Unibes Cultural.

A iniciativa existe dentro das unidades prisionais desde 2015 e hoje está presente em 12 presídios do Estado de São Paulo. Na prática, cada unidade forma um grupo de reeducandos que recebe um prazo de 30 dias para a leitura de uma obra previamente definida. Após a leitura, um monitor da Funap, capacitado pela Companhia das Letras, se reúne com este grupo para debater o livro, seus temas relacionados e contextos.

Para completar, o aluno participante do projeto tem a oportunidade de remir parte de sua pena. Depois de ler a obra indicada, deve escrever uma resenha sobre sua experiência com o livro, que será submetida à avaliação. A prática está embasada na Lei Federal 12.433, de 29 de junho de 2011. Só este ano a parceria ofereceu quase três mil atendimentos dentro do sistema prisional paulista e 1.810 mil resenhas foram elaboradas.

Representando a Funap, o superintendente de Educação e Trabalho, José Antonio Gonçalves Leme, subiu ao palco juntamente com Vanessa Ferrari, Rafaela Deiab e Pedro Schwarcz, representantes da editora Companhia das Letras, para receber o prêmio, onde discursou sobre a importância da leitura para a transformação social do reeducando.

“É preciso reconhecer a importância da educação via pedagogia formal, que a Funap garante dentro Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania, mas também ressaltar que há outras formas de se educar que também impactam diretamente na formação social do cidadão. A leitura é parte fundamental da construção de uma compreensão humanizada do ser, esta é a contribuição do Clubes de Leitura”, afirma José Antonio Gonçalves Leme.

A cerimônia contou com a presença do diretor de Atendimento e Promoção Humana (Diaph) da Funap e sua equipe técnica, Fernando Gomes de Moraes; o superintendente de Qualificação Profissional, Antônio Marcos Hidalgo; e os gerentes regionais Marli Terezinha Gomes, Graziele Barbosa Lima, João Piauí Oliveira, Milfran Melotti Evangelista, Cesar Ferraresso Lobato, Claudinei Braga, Marcelo Miquelini e Sílvio Luis do Prado.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio IPL – Retratos da Literatura é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL), reconhecido por realizar a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, e tem como objetivo homenagear organizações que promovem ações com bons resultados no que se refere à leitura e difusão de livros.

Esta é a sua primeira edição, que ainda parabenizou trabalhos nas categorias Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas. A segunda edição do prêmio, para 2017, já está confirmada, novamente com abrangência nacional.

 

Legenda da foto, da esquerda para direita: Vanessa Ferrari, José Antonio Gonçalves Leme, Rafaela Deiab e Pedro Schwarcz

Tags: