Orquestra Sinfônica Heliópolis e pianista e ativista em prol da educação musical, Sylvia Thereza, apresentam a intensidade de compositores românticos

05/12/2021 02:13

Para fechar a Temporada de Concertos 2021 no Auditório Ibirapuera, OSH leva ao palco obras de Rachmaninoff e Dvořák, grandes expoentes da música na Era Romântica

São Paulo, 16 de novembro de 2021 – No próximo dia 05 de dezembro, às 17 horas, a Orquestra Sinfônica Heliópolis recebe a pianista Sylvia Thereza no Auditório Ibirapuera para interpretar grandes compositores da música clássica, sob regência do maestro Edilson Venturelli, para o último concerto da Temporada 2021. Ainda sem venda de ingressos, o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Pianista de reconhecimento internacional e com uma vasta experiência como solista e camerista, é através da educação musical e da formação de crianças e jovens desfavorecidos que Sylvia reforça seu compromisso com a música e a sociedade: “Eu acho que a arte maior e mais profunda precisa ser levada para todos. E não é. Então, a gente achar que a expressão cultural desses jovens se limita a achar que não gostam de música clássica não é verdade. Eles apenas não conhecem e não têm acesso”.

No repertório do concerto que fecha as apresentações eruditas da OSH em 2021, dois compositores que marcaram a música da Era Romântica: o russo, Sergei Rachmaninoff e o tcheco, Antonín Dvořák.

Considerada uma das melhores obras – e mais difíceis de se executar – de Rachmaninoff, o público vai poder conferir toda a graça, charme e ritmo da peça ‘Rapsódia sobre um Tema de Paganini’.

Para fechar a noite, a Orquestra também leva ao palco toda a intensidade, força e versatilidade característicos de Dvořák, mostrando com sua ‘Sinfonia nº 9 – Do novo mundo’ seu estilo próprio, que conseguiu integrar a tradição sinfônica com influências populares.

Ao longo de 2021, a Temporada de Concertos contemplou uma programação com música erudita e popular, alternando repertórios instrumentais e populares, com o objetivo de democratizar cada vez mais a cultura, levando o melhor da música para todos os públicos e estilos musicais.

Como todos os concertos do Instituto Baccarelli, este também vai incentivar a ajuda para a frente Tocando Juntos Por Heliópolis, lembrando que as pessoas, especialmente moradoras de favelas, continuam lutando para sobreviver à crise agravada pela pandemia.

Ainda por conta da pandemia, desde 2020 os concertos passaram a ser transmitidos ao vivo pela internet, pelo canal do YouTube do Instituto Baccarelli.  Pensando na qualidade do conteúdo e da transmissão pelas telas, o Instituto firmou parcerias com os melhores fornecedores de áudio, iluminação e vídeo-transmissão para realizar concertos com excelente nível cenográfico e de destaque no mercado. Neste ano, o palco ocupado é o do Auditório Ibirapuera, localizado dentro do Parque Ibirapuera, outro importante corredor cultural da cidade a receber a Orquestra Sinfônica Heliópolis.

A apresentação seguirá o protocolo de segurança sanitária para prevenção contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Baccarelli com base em diversas premissas definidas nos meios cultural e musical, protegendo músicos e equipe de produção.’

Ainda sem bilheteria aberta, o evento dará acesso a um seleto número de convidados.

Sylvia Thereza 

Vencedora de 12 competições de piano, entre as quais o Concurso Nelson Freire realizado no Rio de Janeiro em 2004, Sylvia tem sido regularmente convidada para tocar em muitos Festivais e Orquestras, como a Orquestra de Jovens da Filadélfia, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra de Câmara do Kremlin, Hannover Chamber Orchestra, Brussels Philharmonic, entre outros.

Sylvia vem se apresentando desde os seis anos como solista, camarista e recitalista em toda a Europa, Américas, Oriente Médio, Coréia do Sul e Japão. Sua maneira de experimentar a arte a levou de importantes Salas de Concertos e Festivais ao redor do mundo. Camarista entusiasta, toca regularmente com a lendária pianista Maria João Pires, com o violinista russo Michael Taits, em trio com Ning Kam (violino) e Judith Ermert (violoncelo), e com a cellista alemã Judith Ermert.

Como parte de seu compromisso social e filosofia musical, Sylvia participou de um projeto no Rio de Janeiro apresentando a música clássica para mais de 12.000 crianças pertencentes a famílias de baixa renda.

Na Bélgica, é cofundadora e diretora artística da Associação Uaná- Association for the Arts, instituição que visa reunir grandes nomes do mundo artístico e valiosos educadores para produzir arte com a missão de colaborar com projetos sociais, através de projetos de educação musical, concertos, exposições e discos. 

Campanha “Tocando Juntos por Heliópolis” 

Durante a live, o público poderá fazer doações para a campanha Tocando Juntos por Heliópolis, organizada pelo Instituto Baccarelli com o intuito de minimizar os efeitos da pandemia na comunidade. Com apoio de empresas que apadrinham o projeto e doadores individuais, a campanha já arrecadou mais de 770 toneladas de alimentos e R$1,4 milhões para as famílias da comunidade. As doações ainda podem ser realizadas por meio da página:

https://www.institutobaccarelli.org.br/formas-de-ajudar

Sobre o Instituto Baccarelli 

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Além disso, formou a primeira orquestra do mundo em uma favela, quebrando diversas barreiras. Com direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, a instituição oferece todas as atividades gratuitamente e tem sua sede na comunidade de Heliópolis, onde atua há 25 anos como agente de transformação social por meio da arte. Mais do que dar acesso ao ensino musical, o instituto mostra um futuro com mais perspectivas àqueles que, pela desigualdade, são colocados à margem da sociedade.

Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br

Estrada das Lagrimas, 2317 – Heliópolis – CEP: 04232-000 – São Paulo – SP

contato@institutobaccarelli.org.br | Telefone: +55 11 3506-4646

Evento online: Temporada 2021 – Orquestra Sinfônica Heliópolis

Local de gravação: Auditório Ibirapuera – Transmissão ao vivo

Inscrições para acesso à transmissão: https://www.institutobaccarelli.org.br/inscricao-eventos

Data: 05 de dezembro de 2021 – domingo

Horário: às 17h

Patrocinadores e parceiros que apoiam as atividades artístico-pedagógicas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Master: Unilever.

Patrocinador Ouro: Instituto Votorantim, Instituto Cyrela e Movimento Bem Maior.

Patrocinadores Prata: Banco Itaú, Banco BV, Velt Partners, Pró Vida e Pfizer.

Patrocinadores Bronze: Banco Bradesco, BTG Pactual, Carrefour, Nadir Figueiredo, EDP Brasil, Astra e Urbia Parques.

Apoio: Magazine Luiza, Volkswagen Financial Services, Hamburg Sud Brasil, Havan, Mag Seguros, Verde Asset Management S.A, JSL Transporte e Booking.com.

Apoio Institucional: Mazars no Brasil, TukaSom, LPL Professional Lighting, Foggy Filmes, Fundamento Marketing, Une Sucessão e Governança, Beato Live Marketing e ALMAPBBDO.

Tags: