Operários começam a limpeza do prédio do Museu das Monções em Porto Feliz

20/03/2019 11:05

 Matéria publicada pela TV Tem, diz que segundo o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, o Museu das Monções corre o risco de desabar  — (Foto: Reprodução/TV TEM)

 Diz a matéria: “O Governo do Estado de São Paulo deu o primeiro passo para impedir o desabamento do prédio do Museu das Monções, em Porto Feliz (SP). A placa da obra foi colocada em frente ao museu nesta terça-feira (19). O TEM Notícias mostrou que a estrutura do prédio, principalmente a fachada, corre risco de desabar.

Apesar da data para o início do trabalho ser no dia 7 de março, só nesta terça houve movimentação de operários, que começaram a limpar o local.

O contrato para estabilizar a estrutura do prédio foi assinado em fevereiro. O valor é de R$ 1.047.000. O prazo para concluir a obra é de seis meses.

O museu está fechado há nove anos e a construção é do século 19. O local está cercado com tapumes e a fachada, que ameaça desabar, continua escorada com madeira.

O museu foi tombado pelo Condephaat como patrimônio histórico. O acervo, que tem documentos e registros referentes às monções, foi levado para um galpão alugado pela prefeitura.

A restauração foi determinada pela Justiça e em janeiro venceu o último prazo para o início das obras.

Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a reforma completa do museu deve custar R$ 12 milhões e ainda não há prazo para começar.”

00:00/01:20
Tags: