Obra sobre Porto Feliz é doada ao acervo do Museu Afro

11/10/2019 22:47

Obra sobre Porto Feliz é doada ao acervo do Museu Afro

O Museu Afro Brasil, localizado na cidade de São Paulo, referência para a pesquisa e a memória histórica dos negros brasileiros recebeu no final de setembro a doação de livros do professor Carlos Carvalho Cavalheiro.
Dentre os livros que agora fazem parte do acervo do Museu Afro Brasil está “O Negro em Porto Feliz“, escrito pelo professor Carlos Cavalheiro e publicado em 2015. Também foi doado o cordel “A História do Preto Pio e a fuga de escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba”. Este trabalho, mais antigo, publicado em 2007, fala de uma fuga de grandes proporções realizada por escravizados de Capivari e que se estendeu por Porto Feliz e Sorocaba.
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro tem se destacado nas pesquisas sobre a região, explorando temáticas como a história das mulheres, dos escravizados, dos trabalhadores, dos negros.
Além dos livros citados, Carlos doou ainda ao Museu Afro Brasil os livros “Tradições negras sorocabanas e memória”, “Descobrindo o Folclore” e “Notas para a história da capoeira em Sorocaba”.
Questionado sobre o fato de ter escolhido este momento para doação dos livros, Carlos argumenta que aproveitou a visita de uma amiga, a professora Érica Martelini Messias Borin, ao Museu para providenciar a entrega.
Sobre o Museu
O Museu Afro Brasil  é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.
Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.
Localização:
MUSEU AFRO BRASIL
AV. PEDRO ÁLVARES CABRAL | PARQUE IBIRAPUERA | PORTÃO 10
04094 050 | SÃO PAULO/SP | BRASIL | FONE 55 11 3320 8900