“O Negro em Porto Feliz” recebe Prêmio de Literatura

15/09/2016 20:06

O livro ‘O Negro em Porto Feliz – Memória afro-brasileira numa cidade do Médio Tietê’ foi um dos cinco contemplados com o Prêmio Anual Sorocaba de Literatura, conforme publicação no Jornal do Município de Sorocaba, edição do dia 9 de setembro.

capa-negro-em-porto-feliz-copy        A obra, escrita pelo professor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, traz uma coletânea de artigos sobre a história dos negros na cidade de Porto Feliz. Originalmente, esses artigos foram publicados no jornal “Tribuna das Monções”, durante os anos de 2013 e 2014.

Ao todo são 16 artigos e mais outros 10 textos complementares que tratam da história, da cultura, da vida e do cotidiano dos negros na história de Porto Feliz.

Publicado em 2015, com apoio do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Sorocaba e região (Siproem), o livro “O Negro em Porto Feliz” foi editado pela Crearte Editora, que já lançou vários títulos do autor.

Professor de história da rede pública municipal de Porto Feliz, na EMEF Coronel Esmédio, Carlos Cavalheiro tem realizado levantamento de informações e pesquisa sobre a história e a cultura dos negros na cidade. “Encontrei informações curiosas e importantes para o entendimento das relações sociais que se estabeleceram a partir da formação histórica da cidade e seus personagens”, declara o autor.

Além de professor em Porto Feliz, Cavalheiro é articulista da Tribuna das Monções e do Jornal ROL (Região On Line). O autor sente-se honrado com a possibilidade de homenagear as duas cidades com as quais se relaciona: Sorocaba, onde reside; e Porto Feliz, onde trabalha e possui o título de Cidadão dado pela Câmara Municipal.

Tags: