O leitor participa: Vanor Barreiros, de São Paulo (SP): ‘Brumadinho: uma cidade marcada pela dor’

16/01/2020 15:38

Vanor Barreiros

Brumadinho: uma cidade marcada pela dor

Imagem extraída da internet

Há cerca de 01 ano, todos assistimos, atônitos, a notícia do rompimento da barragem da Cia Vale que acabou com Brumadinho-MG.

De repente, toda uma cidade teve sua rotina modificada e inúmeros moradores tiveram suas vidas e suas rotinas completamente alteradas.

Foram obrigados, os sobreviventes, a deixar suas propriedades para morarem noutros lugares emprestados, alugados, cedidos, mas que não são seus.

A vida de cada cidadão daquela localidade que, aos olhos das “Autoridades” não possuem qualquer valor, radicalmente foram atingidas, ao ponto de não poderem acordar de manhã, sair no quintal de sua casa, olhar seus animais ou, simplesmente, dar um beijo no filho e na esposa e seguir para sua lida diária.

A alegria dos cidadãos daquela cidade nunca mais voltará com a mesma intensidade em seus rostos, assim como, nunca mais terão o mesmo prazer de lidar com a terra e os animais como antes, exatamente porque a ferida deixada na alma de cada habitante, pelo horror do ocorrido, jamais se apagará.

De repente, a vida de toda uma cidade é modificada, alterada, ceifada pela ganância de alguns homens que se permitiram cegar para a dor e respeito ao semelhante, nenhuma importância dando aos danos que suas atitudes causaram.

Um ano após a tragédia, com tantos mortos, com impactos socioambientais e não se ouve de nenhuma “autoridade” nenhuma resposta para a sociedade, assim como não há responsabilização e prisão de absolutamente nenhum dos assassinos.

Aos nossos irmãos a nossa solidariedade.

 

Vanor Barreiros 

vanorbarreiros@gmail.com

Tags: