O escritor Élcio Mário Pinto levou para Votorantim, com reconhecido sucesso, a 4ª Caravana Literária

27/05/2018 22:57

 

“Entre os dias 18 e 25 de maio de 2018, realizamos a 4ª Caravana Literária com as escolas públicas municipais de Votorantim/SP. Foram seis escolas, uma a cada dia, em dois períodos distintos – manhã e tarde – com alunos que frequentam até o 5º ano do ensino fundamental. As crianças, em todas as escolas, foram o grande brilho!”

 

Entre os dias 18 e 25 de maio de 2018, realizamos a 4ª Caravana Literária com as escolas públicas municipais de Votorantim/SP. Foram seis escolas, uma a cada dia, em dois períodos distintos – manhã e tarde – com alunos que frequentam até o 5º ano do ensino fundamental.

Em seis dias, visitando seis escolas de todas as regiões da cidade, conhecemos as equipes de direção, coordenação pedagógica e professores, além de funcionários, terceirizados e familiares.

 As crianças, em todas as escolas, foram o grande brilho!

Sofia Yasmin, de 10 anos, prefaciadora do livro ‘Sofia, Lia!’

 Com muitos abraços, fotos e autógrafos, fizemos doações de publicações, além daquelas que as escolas receberam com antecedência: “Trilogia Cascata Branca”, sendo o volume 1 – “Letras Dançantes”; o volume 2 – “Uni-Duni-Ipê” e o volume 3 – “Sofia, Lia!” Aliás, a menina Sofia Yasmin, de 10 anos, autora do prefácio do volume 3, conosco esteve em diversos dias.

 Também participaram da semana da Caravana Literária: as professoras Adriana, Daniele, Patrícia e Vanessa – da Oficina Pedagógica municipal; Gisele Gimenes, Diretora do Departamento de Pedagogia; Vanélli, Diretora do Departamento Infantil e Fundamental; Mariana Parri, Maria Clara e Edson Segamarchi, supervisores de ensino do município e Tereza Volpi, que, com seu esposo Anderson, ofereceu-nos apoio cultural para a publicação da trilogia.

 Pelas unidades de ensino, recebemos apoio:

– Escola “Prof. Abimael Carlos de Campos” – Diretor Nilson e Coordenadora Yara.

– Escola “Profª Dides Crispim A. Antonio” – Diretora Magali e Coordenadora Karina.

– Escola “João Ferreira da Silva” – Diretora Sandra e Coordenadora Patrícia.

– Escola “Prof. Lauro Alves de Lima” – Diretora Flávia e Coordenadora Rosângela.

– Escola “Profª Betty de Souza Oliveira” – Diretora Rosana e Coordenadora Betti.

– Escola “Gerson Soares de Arruda” – Diretora Cibele e Coordenadora Gisele.

Caique Ferraz, ilustrador dos livros de Élcio Mário Pinto

Pelo desenvolvimento dos trabalhos durante as apresentações:

Adriana Rocha, apoiadora cultural de Élcio Mário Pinto, por meio da Lexmediare Ltda.

·         Adriana Rocha, apoiadora cultural, capista e responsável pelas fotos e filmagens;

·         Caique Ferraz, ilustrador.

 Este trabalho que incentiva as crianças à escrita e à leitura, pela Literatura, continuará no 2º semestre deste ano, agora, com as creches e pré-escolas da rede pública municipal de Votorantim.

 Nas entrelinhas deste relato, cabem as emoções, o carinho e a atenção tão fortes das crianças! Com elas, pudemos dançar, contar história, compartilhar inspiração e distribuir alegria em meio aos sorrisos que rechearam todos os ambientes escolares.

 Como escritor, ouvindo as perguntas das crianças e atendendo-as com as respostas do mais profundo e sincero sentimento, amplio a amizade com toda a gratidão do meu coração, enquanto digo bem alto: crianças das escolas públicas municipais de Votorantim, muito, muito, muitíssimo obrigado pelas maravilhosas lições que com vocês aprendi!

Ao Secretário Municipal de Educação de Votorantim-SP, Prof. Me. Tiago Antonio de Araújo, minha gratidão por esta parceria literária!

 ÉLCIO MÁRIO PINTO

26-05-2018

A Caravana Literária, em fotos:

    

    

    

    

    

    

    

    

    

    

Tags: