O escritor Élcio Mário Pinto encerra a 5ª Caravana Literária em Itapetininga com literatura, lembranças e amizade

01/07/2018 22:05

“Com alunos e profissionais das escolas estaduais e municipais, pudemos realizar os objetivos da Caravana: incentivar os estudantes para a escrita e para a leitura pela Literatura.”

 

E. E. “Prof. Alceu Gomes da Silva”

Iniciando na segunda-feira, 18/06, na Escola Estadual “Prof. Alceu Gomes da Silva”, às 10h00, lá estávamos para a 5ª Caravana Literária em Itapetininga-SP. Em seguida, às 14h00, fomos para a Escola Estadual “Prof. Ataliba Júlio de Oliveira”.

Na primeira escola, encontrei-me com o Prof. Wagner, de Filosofia. Em tempos passados, tínhamos aulas na Escola Estadual “Ivens Vieira”, de Angatuba, e com o Coordenador, Prof. Wanderson, com quem fizemos diversos trabalhos pelas escolas de Itapetininga e São Miguel Arcanjo.

À tarde, na conhecida escola “Ataliba”, o Prof. Carlos (meu irmão Beto), juntamente com a turma do 3º ano e mais sua turma de 2º ano, preparou todo o cenário destacando a maior festa de São João do mundo, aquela que acontece em Campina Grande, estado da Paraíba. Foi uma belíssima comemoração embalada pelos ritmos do nosso rico Nordeste!

Em seguida, no dia 19/06, terça-feira, passamos pelas:

  • Escola Estadual “Prof. Astor Vasques Lopes”, às 10h00 e
  • Escola Estadual “Prof. Sebastião Pinto”, às 14h00.

Na primeira escola, encontrei-me com Ana Maria, que foi minha colega de classe no então Grupo Escolar “Dr. Fortunato de Camargo”, em Angatuba, no 4º ano em 1976, com a Profª Dona Odete Rolim Rosa, inesquecível, querida e amada! Ana Maria é de família do Bairro Fogaças, em nossa terra natal.

E. E.”Prof. Sebastião Pinto”

Já à tarde, a preparação pelo belo cenário envolveu o evento literário com ótima participação dos alunos.

À noite, fomos recebidos por Helio Rubens e sua esposa Ana Elisa. Ele é o editor-mor do Jornal ROL, lido em mais de 30 países e ela, advogada e artista plástica. Na casa do casal, tomamos um delicioso café regado a boas conversas!

Na quarta-feira, 20/06, passamos pelas Escolas Municipais:

  • “Prof. Adalberto Christo das Dores”, às 10h00 e
  • “João Crescêncio da Rocha”, no Bairro São Roque.

Na primeira, com o auditório lotado, a participação das crianças foi intensa! Falas, perguntas, comentários e ambiente, tudo com predisposição para o envolvimento com a Caravana.

Na segunda, as crianças pequenas – entre 3 e 5 anos de idade – participaram brincando e ouvindo, com muita atenção, a apresentação do escritor. Nesta, autógrafos e cartões coroaram as brincadeiras com a bela plateia conduzida pelas professoras e pelas funcionárias. Adriana emocionou-se porque foi sua primeira escola, que se chamava Escola Isolada do “Bairro São Roque” e,  agora recebeu o nome do seu querido tio João, irmão do seu avô Marcílio. Infelizmente, a Diretora Zeneide, por problemas familiares, ausentou-se. Então, firmamos compromisso de voltarmos para a escola e também, uma visita para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental   “José Lauro Ferreira”, do Bairro Varginha.

E.E “Prof. Elisiário Martins de Mello”

No dia 21/06, quinta-feira, fizemos dois eventos na Escola Estadual “Prof. Elisiário Martins de Mello”, às 10h00 e às 14h00. Nesta, alunos da manhã e da tarde participaram, intensamente, com perguntas e manifestações de apoio ao trabalho literário realizado. As conversas foram tão envolventes que acabei saindo da escola quando já anoitecia!

À noite, fomos recepcionados pelo Dr. Jorge Paunovic, presidente da Academia Itapetiningana de Letras, e  sua esposa, a artista plástica Walkíria, juntamente com a filha do casal, Juliana. Ofereceram-nos um agradabilíssimo jantar, em comemoração à amizade e à Caravana oferecida à cidade de Itapetininga.  Compartilharam do jantar, o Dr. Hélio Fontes e sua esposa Silvia Genesini.

Finalmente, na sexta-feira, 22 de junho, às 10h00, estivemos na Escola Municipal “Therezinha Annunciato Esteves Soares” e às 14h00, na Escola Estadual “Profª Ernestina Loureiro Miranda”.

E.E. “Profª Ernestina Loureiro Miranda”.

Apesar de ser em dia de jogo de futebol pela Copa do Mundo de 2018, havia plateia para a Caravana Literária.

Com alunos e profissionais das escolas estaduais e municipais, pudemos realizar os objetivos da Caravana: incentivar os estudantes para a escrita e para a leitura pela Literatura.

Nossos agradecimentos ao Prof. Carlos (Beto) pelo organograma dos eventos, conversas e contatos com as gestoras escolares e suas equipes! E por nos ter acompanhado nos eventos, além de brindar-nos com sua companhia no jantar de abertura e encerramento da Caravana.

Obrigado à LEXMEDIARE – Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Itapetininga e Região Ltda – pelo apoio cultural, que também contou com a empresa sorocabana Fotos JJ – banner de divulgação – e Crearte Editora, de Sorocaba,  através de Miriam “Socratisa” Rangel, nossa parceira.

Somam-se aos parceiros, o ilustrador dos livros, Caique Ferraz; o revisor de textos, Sergio Diniz da Costa e a cerimonialista Ana Cristina Rodrigues Henrique.

Destaco o belíssimo trabalho da capista Adriana da Rocha Leite pelo inestimável acompanhamento por toda a semana. Além de apoiadora e esposa, sua parceria foi valiosíssima!

Obrigado ao apresentador Quirino, da TVI – de Itapetininga, pela entrevista em 18/06 e ao radialista Polyceno, pela entrevista em 25/06 na Rádio Super Difusora.

Às escolas e suas equipes, MUITÍSSIMO OBRIGADO!

À querida Itapetininga/SP, a Atenas do Sul, toda a nossa gratidão!

 

ÉLCIO MÁRIO PINTO

Tags: