Novos formatos de curso de teatro on-line da Mutatis: transformação pessoal e profissional

07/07/2020 08:04

Buscando a mutação por meio das artes durante a pandemia do COVID-19, escola de teatro tem promovido suas aulas direcionadas e por meio de ferramentas online e aula experimental gratuita para os novos alunos

A pandemia da Covid-19 exigiu inúmeras mudanças em vários aspectos da vida social. Economia, trabalho, relação interpessoal, educação, enfim, a forma como nos relacionamos com o outro e com o mundo teve que ser reinventada. Seguindo esta tendência, desde março, a Mutatis, instituição com três anos de mercado, intensificou seus objetivos de promover uma verdadeira mutação na vida de seus alunos através das artes cênicas e passou a ministrar seus cursos remotamente por meio do aplicativo Zoom, além de, propor uma aula experimental totalmente gratuita para os novos alunos.

“O curso livre de teatro Mutatis é voltado principalmente para aqueles que buscam uma forma diferente de desenvolver e aprimorar habilidades como a autoconfiança, a criatividade, o relacionamento interpessoal, a capacidade de se reinventar e se adaptar aos desafios que a vida pessoal e profissional nos impõem a todo momento”, afirma Renata Pina, diretora da Escola.

As aulas, online e ao vivo, são práticas, dinâmicas e descontraídas, com conteúdo especialmente pensado e adaptado para este formato, tendo como base os jogos teatrais, improvisação, criação de cenas, leitura de textos, dramaturgia, performances, exercícios de consciência e expressão corporal e vocal, atenção e escuta.

O lado bom do formato virtual, é que podem participar pessoas de todo o Brasil. “Mesmo após voltarmos a funcionar presencialmente, vamos continuar disponibilizando as aulas online. Desta forma, será possível atingirmos dois públicos diferentes, ou seja, pessoas que moram em outras cidades, ou que teriam dificuldade de se deslocarem para o presencial na cidade de São Paulo”, afirma Renata.

Conduzida por uma equipe multidisciplinar, de professores artistas e atuantes em seus segmentos, as aulas são baseadas em um infinito processo de investigações e descobertas, que estimulam a construção do senso crítico, o olhar à relação de si próprio com o mundo, o potencial artístico de cada indivíduo e que coloca o aluno como o responsável por suas próprias questões e desafios, incentivando a confiança, a autonomia e a autoralidade de cada um.

E quem disse que curso de teatro é só para quem quer ser ator?

Apesar de possuírem a mesma base, as aulas são adaptadas por faixa etária em termos de complexidade, com temas apropriados a cada uma delas, que transitam tanto pelo cotidiano, quanto por conteúdo de espetáculos teatrais e filmes assistidos, livros e textos teatrais específicos para cada idade, de autores nacionais e internacionais, buscando também a ampliação de seus repertórios. “Nossos alunos são prioritariamente crianças, jovens e adultos que não estão em busca de se tornarem artistas profissionais. Podem até chegar à conclusão e despertarem para isso ao longo do processo, mas, normalmente, eles têm como objetivo experimentar as artes cênicas e desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais a partir dos conceitos e técnicas teatrais”, conta Renata.

Infantil (6 a 10 anos)

Para as crianças, é utilizada, principalmente, a brincadeira como base para os exercícios, por sua fundamental relação com o imaginário. Por serem artistas e criativas de natureza, o curso as incentiva para que isto não se perca ao longo do tempo. Estudos indicam que, se não incentivado, o ser humano tende a perder grande parte da sua capacidade criativa em pouquíssimos anos de desenvolvimento. O teatro traz diversos benefícios para todos que o experimentam, principalmente para as crianças e adolescentes. Se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos são exemplos de experiências que o teatro traz a este público em formação.

Juvenil (11 a 17 anos)

Para os jovens, as aulas buscam despertar, desde cedo, o processo criativo em um ambiente seguro no qual eles possam se expressar livremente, incentivando o pensamento crítico, a criatividade, a autonomia e o trabalho coletivo.

Adultos (+18)

Turma composta por alunos de idades, formações, experiências pessoais e profissionais diversas, que têm em comum o desejo de se transformar, de experimentar a arte da atuação, ampliar seu repertório cultural, desenvolver as habilidades como comunicação, prontidão, autoconfiança e criatividade.

Nas empresas

As aulas com o objetivo profissional buscam estimular a criatividade, desopilar e descontrair. Por meio das técnicas teatrais, é possível trabalhar desde as conhecidas fórmulas de “vivenciar” cases da própria empresa, ( no intuito de melhorar e aprimorar procedimentos e relações interpessoais), como desenvolver o despertar do  público para a “escuta” e “estado de presença”, permitindo experimentar e vivenciar o teatro como forma de “destravar” a criatividade. É proposto também, que as pessoas se permitam vivenciar situações que não fariam na sua vida cotidiana, alcançando assim uma realização e sentimento de superação, que resultam, automaticamente, em autoconhecimento e autoconfiança.

Anualmente, o programa é alterado com novos conteúdos e desafios, porém, com a mesma metodologia, garantindo uma renovação permanente no curso e possibilitando uma mutação continuada na vida dos alunos. “Temos alunos que estão conosco há quase três anos e outros que estão há dois meses”, conclui Renata.  As aulas acontecem de março a dezembro, por, em média, duas horas, uma vez por semana, totalizando em torno 80 horas.

SOBRE A MUTATIS

A MUTATIS nasceu em 2017, a partir de uma parceria com a Livraria Cultura, para a prática de aulas livres de teatro, com o objetivo de ocupar os auditórios da livraria em horários ociosos. A partir de 2018, o curso foi estendido para outros espaços, buscando proporcionar, sempre que possível, a oportunidade de aulas no palco.  Nesse processo, foi identificado que havia um público iniciante ávido por experienciar o teatro, sem o compromisso de ter que se tornar um profissional da área. Foi aí que a Mutatis passou a focar, então, especialmente a partir de  2019, em se tornar, cada vez mais, um espaço que permita a transformação dos seus alunos, sua mutação (origem do nome), por meio das artes cênicas, levando esta experiência consigo para toda a vida.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

RS Press

Beatriz Hanna- beatrizhanna@rspress.com.br

Tássia Lourenço- tassialourenco@rspress.com.br

Tel.: (11) 3875-6296

 

 

 

 

Tags: