No lançamento de meu 7º livro, um sentimento de gratidão a Itapetininga, ao jornal ROL, aos apoiadores culturais e aos amigos!

26/03/2018 09:50

‘Borboletas e mariposas’, meu 7º livro, é um compilado das crônicas publicadas no jornal ROL, enquanto colunista

 

A educadora e poetisa Mara Branco

Um belo dia do ano de 2016, joeirando inspiração nas imagens e mensagens veiculadas pelo Facebook, eis que me  deparei com um artigo de cunho educacional muito interessante, postado por uma amiga, a diretora de escola e poetisa Mara Souza.

O que me chamou a atenção, além do precioso conteúdo do artigo, foi o veículo por meio do qual o artigo foi publicado: Jornal ROL – Região On Line, um jornal virtual de Itapetininga (SP) do qual ─ apesar de seus 22 anos de existência ─, jamais tinha ouvido falar, até então.

Fiz um comentário sincero, elogiando o artigo e parabenizando a amiga. E ela, com o desprendimento que somente a amizade dispõe, comentando que era colaboradora do jornal, perguntou-me se eu também não gostaria de fazer parte do ‘time’.

Nesse momento, lembrei-me de um pensamento que anotara há alguns anos, de autoria de Sun Tzu, general, estrategista e filósofo chinês: “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”.

Não pude, portanto, deixar de agarrar essa oportunidade de ter meus textos publicados em mais um veículo de comunicação, principalmente porque se tratava de um jornal eletrônico e, consequentemente, lido por brasileiros e falantes da Língua Portuguesa em todo o mundo, segundo relatórios emitidos pelo provedor do ROL.

Por meio da amiga Mara Souza, fui apresentado ao Editor do ROL, o jornalista Helio Rubens e Arruda e Miranda, o qual, confiando num primeiro momento na indicação que recebera, recebeu-me calorosamente, como, aliás, o faz com todos os novos colunistas.

E assim, no dia 20 de março de 2016, fui oficialmente apresentado aos leitores do ROL, publicando minha primeira crônica (A um passo do paraíso… ou do abismo?)

Desse marco, até o momento em que completei um ano como colaborador do jornal (20/03/2017), foram publicados 60 textos, entre crônicas, contos, poesias, pensamentos e entrevistas.

Este singelo livro, por conseguinte, reúne 33 crônicas que foram publicadas no ROL até o dia 02/06/2017.

Consequentemente, como não poderia deixar de ser, o lançamento da obra só poderia ser, – por honra e justiça – em Itapetininga, a Cidade das Escolas, a ‘Atenas do Sul’!

E, nela, num tradicional espaço educacional e cultural: o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos ‘Presidente Kennedy’, com um maravilhoso acervo de pinturas, como se comprova pelas fotos abaixo!

O lançamento foi prestigiado por amigos e personalidades culturais, coroando o evento num clima descontraído de amizade.

À ‘Atenas do Sul’, ao povo itapetiningano e aos amigos e apoiadores, portanto, o meu mega ‘muito obrigado’!

  Abertura do Cerimonial, com a condução por parte da escritora  e colunista do ROL Adriana Rocha, presidente da Lexmediare/Lexpublica e apoiadora cultural do autor

 

O editor do ROL e prefaciador do livro, Helio Rubens de Arruda e Miranda

 

O presidente da Academia Itapetiningana de Letras e colunista do ROL, Jorge Paunovic

 

O presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga – IHGGI, Giovani Ferrari

 

O escritor e colunista do ROL Élcio Mário Pinto

 

O genealogista, membro do IHGGI e colunista do ROL Afrânio Mello

 

A artista plástica, restauradora, designer e colunista do ROL Walkiria Paunovic

 

A Acadêmica (da AIL) Nívea Guarnieri

 

A Secretária do IHGGI e acadêmica da AIL, Maria do Rosário  S. Porto

 

Ana Elisa Bloes M. de Arruda e Miranda, artesã em Scrapbook e artista plástica em Scrapbook

 

Minha esposa, a advogada e conciliadora judicial, Maria Clara W. Diniz da Costa

 

 Elina de Oliveira

 

  

  

  

  

  

 

 


 

 

 

 

 

 

Tags: