Na seção Entrevistas ROLianas, uma conversa descontraída de Celso Ricardo com Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, presidente da FEBACLA

01/03/2021 11:36

“Durante nossa conversa desvendamos um pouco do universo da FEBACLA, seus objetivos e metas, função, acadêmicos e, principalmente, os planos para 2021 e para o futuro.” (Celso Ricardo de Almeida)

O Jornal Cultural Rol, através da seção Entrevistas ROLianas e o colunista Celso Ricardo de Almeida, perseverando com a intenção de realizar um diálogo profícuo com personalidades de destaque, trazem para uma descontraída conversa Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, que, com muita cordialidade, conseguiu abrir uma vaga em sua tumultuada agenda para que pudéssemos realizar esse bate papo.

Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é Jornalista, Escritor e Pesquisador. Doutor em Teologia e Ciências da Religião, Produtor Cultural. Presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes – FEBACLA. Chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Reitor do Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Guardião e Moderador do Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz. É figura conhecida nos meios culturais deste nosso imenso Brasil, não apenas pelo seu trabalho cultural e artístico, mas principalmente por ser presidente de uma entidade que, mesmo tendo apenas nove anos de fundação, é uma das mais prestigiadas e atuantes no Brasil e exterior.

Durante nossa conversa desvendamos um pouco do universo da FEBACLA, seus objetivos e metas, função, acadêmicos e principalmente os planos para 2021 e para o futuro.

Quer conhecer mais sobre a FEBACLA? Então confira a entrevista a baixo.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – Para encetar essa conversa, acredito que a melhor pergunta, e que irá iniciar com chave de ouro esta entrevista, é falar sobre a definição da FEBACLA, e nada melhor do que o seu presidente para defini-la, então pergunto, o que é a FEBACLA? E quais os seus objetivos?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHO – Primeiramente é um prazer conceder essa entrevista ao Jornal Cultural Rol, na pessoa do ilustre colunista Celso Ricardo de Almeida. A Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes doravante denominada (FEBACLA) é uma Associação civil de direito privado, apartidária, medalhística, sem finalidades econômicas e sem fins lucrativos e de natureza cultural. A FEBACLA tem as seguintes finalidades: Estimular e promover a cultura, as ciências sociais e as artes, a valorização do Idioma e as Letras; Contribuir para a preservação da memória dos vultos que se distinguiram na história literária Internacional; Defender o patrimônio cultural, em especial no tocante aos acervos literários, artísticos, estéticos, científicos, históricos, turísticos e paisagísticos; Apoiar iniciativas eventos literários culturais e entidades voltadas para o desenvolvimento das publicações literárias e artísticas, a memória e a história Brasileira; Homenagear através de cerimônias de outorga de medalhas cidadãos e instituições que por virtudes patrióticas difundem e mantém o culto dos feitos gloriosos dos civis e militares da nação brasileira e do exterior; Cidadãos e instituições que se destacaram em suas respectivas áreas profissionais; Cidadãos e instituições que tenham se destacado em relevantes contribuições a cultura brasileira; Cidadãos e instituições que se destacaram pelos seus atos morais, sociais e patrióticos, para o engrandecimento do Brasil e prestar assessoria e consultoria, sempre que solicitado, opinar sobre questões relacionadas com a cultura, as artes, as ciências sociais e a história no Brasil, Fomentar a cooperação e o intercâmbio entre academias e entidades congêneres; e promover concursos literários, salão de artes plásticas e antologias.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – É notório que a legislação brasileira exige uma série de documentos para reconhecer as academias literárias como regulares junto ao sistema jurídico brasileiro. A FEBACLA é uma entidade regularizada, reconhecida e autorizada a funcionar?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOSim, primeiramente a FEBACLA é mantida pela Associação Cultural Internacional de Ciências, Letras e Artes, totalmente legalizada conforme exigências das leis brasileiras, através do seu registro no cartório de pessoas jurídicas, seu estatuto e CNPJ. Através do nosso contador, prestando todas as informações e prestação de contas junto a Receita Federal.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – Acompanhamos que regularmente a FEBACLA tem realizado eventos que em sua maioria prestam homenagens a várias pessoas de diversos seguimentos da sociedade brasileira e internacional. Saberia nos informar quantas personalidades já foram homenageadas pela FEBACLA? E quais são procedimentos para se candidatar há uma dessas homenagens? E já teve pessoas que tiveram essas homenagens negadas por falta de currículo ou por causa de sua conduta?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOAo longo dos seus nove anos de existência, a FEBACLA já homenageou quase 700 pessoas. O critério para receber homenagens é indicação de um de nossos acadêmicos ou dos nossos representantes e análise de currículo. Várias pessoas já tiveram seus currículos reprovados por diversas razões, até mesmo por informações falsas. Com isso algumas pessoas se tonaram inimigos da FEBACLA.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – Há quantos Acadêmicos na FEBACLA?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOA FEBACLA, hoje, possui aproximadamente 230 acadêmicos em 4 categorias: Nacional de Grande Honra, Internacional, Benemérito e Correspondente.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – Qualquer pessoa pode ser membro da FEBACLA?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOHá critérios estabelecidos pelo Estatuto Social. Todos os candidatos passam pela avaliação do Conselho Histórico e Cultural, podendo ser aprovado ou reprovado.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – Para os interessados, como proceder para tornar-se membro da FEBACLA? Qual é o passo a passo?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOPrimeiramente ser indicado por um de nossos acadêmicos ou pelos nossos representantes como SENADORES ou DELEGADOS CULTURAIS. Enviar biografia atualizada e estar atuando nas aéreas de Literatura, Ciências ou Artes.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – A FEBACLA é uma entidade acadêmica, no entanto ela possui algum vínculo político ou religioso? Pergunto isso porque ela possui em suas fileiras alguns políticos e até mesmos religiosos. Isso influencia alguma coisa na FEBACLA?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHONão há nenhum vínculo com política partidária ou com qualquer religião. O Artigo nº 4º do Estatuto Social diz: A FEBACLA não sediará e nem admitirá em seu âmbito discussões ou disputas de caráter político, doutrinário ou religioso e nem discriminações de raça ou sexo.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – Como foi à atuação da FEBACLA no ano de 2020 frente às restrições proporcionadas pelo Coronavírus, ela manteve-se atuante? Detalhe-nos como foi a atuação da FEBACLA neste ano tão restritivo e difícil.

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOSim, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, a FEBACLA foi pioneira na realização de eventos virtuais através de aplicativos. Foi uma experiência muito boa, conseguimos juntar nossos acadêmicos espalhados em todo Brasil.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – Quais são os planos/planejamentos da FEBACLA para o ano de 2021?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOPrimeiramente estamos na torcida pelo retorno dos eventos presenciais, nosso grande projeto e a comemoração do Bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi no mês agosto, onde lançaremos a Medalha Comemorativa e um livro com todos os homenageados.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – No ano de 2022 a FEBACLA completará 10 anos de atuação cultural. Por favor, faça um resumo desta trajetória?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOUma trajetória de luta e muito sucesso! Só tenho que agradecer a Deus por tudo, sem ele nada seria possível. Alcançamos todo território nacional.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – O que podemos esperar para o aniversário de 10 anos da FEBACLA, podemos ter uma noção das comemorações?

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOMuita comemoração pelos 10 anos de fundação da FEBACLA com uma antologia especial e a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil no mês de Setembro, com o lançamento da Medalha Comemorativa em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil, já prevista no Artigo 42º inciso XXIII do Estatuto Social.

  • CELSO RICARDO DE ALMEIDA – Finalizando o nosso bate-papo, deixe uma mensagem aos membros da FEBACLA, bem como as pessoas que desejam fazer parte desta academia.

DOM ALEXANDRE DA SILVA CAMÊLO RURIKOVICH CARVALHOAvante sempre, deixando para trás tudo aquilo que passou! O melhor estar por vir!! Com fé, coragem e determinação conseguiremos nossos objetivos. Aos futuros membros e homenageados, serão sempre acolhidos com muito amor e carinho. Tenho orgulho da FEBACLA, tenho orgulho de nossos acadêmicos!! A FEBACLA é lugar de fazer amigos. A todos deixo aquela calorosa SAUDAÇÕES FEBACLIANAS!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: