Monumentos históricos de Itapetininga serão revitalizados

28/08/2017 23:12

Dirigentes do IHGGI reunidos com o artista e o secretário da Cultura dão inicio aos trabalhos 

 

Graças a uma parceria da Secretaria da Cultura e Turismo do município com o IHGGI – e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, o artista Fabricio Agostinho voluntariamente deu início a um serviço de reforma e manutenção de treze estátuas e monumentos existentes em locais públicos do município.

“Eu tive a iniciativa de procurar o IHGGI depois de ver uma reportagem há quatro, mostrando a depredação do busto de Duque de Caxias. Então, resolvi restaurar esse e outros doze monumentos, com a ajuda de parcerias”, conta Agostinho, que não é artista profissional, mas desenvolve o ofício de restauração por hobby e voluntariamente.

Segundo ele, os monumentos serão limpos para retirar as manchas e receberão uma proteção de caol para proteger a textura. “Vamos buscar manter a originalidade das obras, por isso teremos um padrão no trabalho de revitalização”, finaliza Agostinho.

Segundo o presidente do IHGGI, Giovani Ferrari, o IHGGI aceitou de bom grado o oferecimento do artista, porque realmente os monumentos estão precisando de manutenção, estão sujos e, muitos deles, deteriorados.

“Como nem o artista Fabricio Agostinho, nem o IHGGI cobrarão nada pelo trabalho e também não haverá gastos com aquisição dos materiais, que serão cedidos gratuitamente pelas empresas locais,  nosso instituto propôs a parceria ao secretário Beto Hungria, que prontamente mandou preparar a documentação formalizando o acordo.

 

Na foto, Sergio Gonçalves, do Instituto Tigre, o presidente do IHGGI Giovanni Ferrari, dirigentes do IHGGI, o artista Fabricio Agostinho, o genealogista José Luiz Nogueira, o secretário Beto Hungria e Helio Rubens de Arruda e Miranda, vice-presidente da AIL – Academia Itapetiningana de Letras

Outras fotos do evento

Tags: